Blog

Postado em 20 de março de 2024

5 dicas para organizar os momentos devocionais da Festa do Padroeiro

5 dicas para organizar os momentos devocionais da Festa do Padroeiro

A festa do padroeiro é um lugar de encontro, vivência fraterna e momentos devocionais. Todo bom católico sabe bem que é uma das maiores festividades de uma paróquia, comunidade e até mesmo de uma cidade.

Através dessa festividade, famílias, sacerdotes e amigos se reúnem para celebrar e agradecer a Deus pelas graças derramadas naquela região. É também um momento de invocar, por meio da intercessão do padroeiro, as graças necessárias à vida do povo de Deus.

A festa do padroeiro é, sobretudo, um momento de conversão e crescimento espiritual. Portanto, é de suma importância que os momentos devocionais sejam bem preparados e que conduzam, de fato, o povo à experiência com Deus.

Sendo assim, trazemos aqui 5 dicas para organizar os momentos devocionais da festa do padroeiro e levar os fiéis a uma maior intimidade com Deus. Confira!

Dica 1 – A oração devocional é sempre o ponto de partida

Deus é quem realmente sabe a real necessidade do seu povo. Portanto, querer organizar momentos devocionais na festa do padroeiro sem Deus é “dar um tiro no escuro”.

Só Deus conhece as profundezas da alma de cada um de nós. Por isso, ao preparar os momentos devocionais, é preciso ouvir a Deus. E, como afirma o Catecismo da Igreja Católica: “A maravilha da oração revela-se precisamente, à beira dos poços aonde vamos buscar a nossa água: ‘aí é que Cristo vem ao encontro de todo o ser humano’” (Cf. CIC, § 2560).

Nesse caso, pode-se reunir os representantes de cada grupo e pastoral para que juntos possam ouvir a Deus mediante a oração e escuta da Palavra. Dessa maneira, certamente Deus guiará cada decisão para que a evangelização aconteça da melhor maneira.

Dica 2 –  Quais as necessidades espirituais e materiais dos fiéis?

É preciso identificar o que o povo daquela realidade paroquial está necessitando. É catequese? Se sim, de qual tema? É unidade com a Igreja? É sobre serviço pastoral?

Essas e outras perguntas nos ajudam, a preparar os momentos devocionais mediante aquilo que o povo apresenta como necessidade.

Pode ser feito enquetes sobre quais os temas que a comunidade gostaria de refletir na festa do padroeiro. Mas é, sobretudo, o olhar do padre e dos membros do conselho paroquial que devem estar bem atentos para aquilo que o povo realmente precisa.

Pensando nisso, ensinou São Paulo apóstolo, na Carta aos Efésios:

“para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, […] pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a Cabeça, Cristo. É por ele que todo o corpo – coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria – efetua esse crescimento, visando à sua plena edificação na caridade.” (Ef 4, 12 – 16).

Dica 3 – Planeje a programação devocional de acordo as necessidades da comunidade

Uma vez identificada essas necessidades, os momentos devocionais devem auxiliar os fiéis a colocarem diante de Deus os seus desafios diários. Pode-se neste momento reunir o conselho pastoral para que juntos possam definir maneiras de sanar essas necessidades.

Por exemplo, se o povo demonstra pouco conhecimento sobre o que é a Santa Missa, pode-se refletir sobre como o santo padroeiro enxergava o Santo Sacrifício.

Assim também se há muitas famílias necessitadas na comunidade paroquial, pode-se haver momentos em que se conscientize sobre a importância da partilha.

Se a paróquia estiver localizada no meio rural onde as famílias dependem da agricultura, pode se ter um momento pedindo a Deus a benção pela colheita.

Dica 4 – Organize de uma forma que os temas sejam complementares

Sabemos que o maior objetivo de toda festa de padroeiro é levar os fiéis ao encontro com Deus. Sendo assim, é bom que os temas sejam sequenciais para gerar um crescimento gradativo acerca da vida de Deus e dos santos padroeiros.

Dessa maneira, os temas de cada dia devem obedecer a uma sequência que deve culminar no tema central da festa. Conduzindo assim, sutilmente, os fiéis à mudança de vida e abertura cada vez maior para Cristo.

Leia também:

Novenas para rezar a cada mês do ano

Dicas de livros para ler durante a quaresma

Campanha da Fraternidade em Família 2024

Dica 5 – Leve em consideração a tradição da comunidade

É notório que, em todas as regiões paroquiais, existem costumes e tradições que fazem parte da história daquele povo.

Dessa maneira, desde que não fira os princípios litúrgicos, é louvável que se aproveite de algumas  tradições para melhor vivenciar os momentos devocionais da festa.

Assim, quando uma paróquia tem como patrono Santo Antônio, por exemplo, pode-se ter no final da missa a bênção dos pães.

Uma forma de levar em consideração a tradição da comunidade nos momentos devocionais é trazendo padres que já passaram pela paróquia.

É também olhando para a realidade da comunidade que toda a equipe litúrgica, leitores, músicos, ministros da eucaristia etc. sejam escolhidos de acordo com os temas de cada dia.

Portanto, ainda podem ser inseridas na programação as orações devocionais que os fiéis costumam usar desde o início da comunidade. Por exemplo, o terço, a trezena, a novena e etc.

Vai mais uma dica? Essa é especial: Clique aqui e encontre o padroeiro da sua Paróquia em nosso catálogo!