Blog

Postado em 1 de fevereiro de 2019

Catequese com o ventre materno

Catequese com o ventre materno

Diante dos desafios da evangelização, percebemos a necessidade de uma ação catequética que contemple todas as fases da vida. A educação da fé deve iniciar no princípio da vida. “A catequese conforme as idades é uma exigência essencial para a comunidade cristã. Leva em conta os aspectos tanto antropológicos e psicológicos como teológicos, para cada uma das idades. É necessário integrar as diversas etapas do caminho de fé.” (DNC, n. 180)

A catequese com mães gestantes é uma proposta que nasce depois de um longo tempo de estudo e vários anos de experiências com grávidas. A ação catequética com mães gestantes quer nos ajudar a compreender que a educação da fé tem seu início já na barriga da mãe, pois “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.” (Sl 139,13)

A gravidez é um momento forte na vida de uma mulher e na vida da família. Neste tempo a sensibilidade aumenta, pois um novo ser se desenvolve, é o Criador que continua criando, por isso há a necessidade de uma boa preparação para receber este novo ser que vem. A criança no ventre da mãe está vinculada a tudo o que acontece no mundo exterior. Por isso entendemos que o ventre materno é o primeiro encontro que o bebê estabelece com a mãe e com Deus.

“DESDE O PERÍODO DA GESTAÇÃO, DEVEMOS NOS EMPENHAR NA EDUCAÇÃO DA FÉ DAQUELA CRIANÇA QUE EM BREVE ESTARÁ EM NOSSO MEIO”

É preciso pensar e realizar em nossas comunidades uma catequese com as mães gestantes. A vida de fé deve ser cuidada e preservada desde o seu início. Desde o período da gestação, devemos nos empenhar na educação da fé daquela criança que em breve estará em nosso meio. Pe. Zezinho ao comentar esta proposta diz que “é algo de novo na catequese de hoje e no hoje da Igreja Católica no Brasil.”

Contudo, contemplando as belezas e situações adversas que compõem a gestação de uma criança, propomos um itinerário de celebração da vida que começa no ventre materno. Um itinerário de educação da fé onde se pode anunciar aspectos da fé cristã de forma lúdica e orante a partir da Sagrada Escritura, do Magistério da Igreja e de canções de ninar. Que Nossa Senhora do Bom Parto interceda a Deus por este gesto de ternura em prol das mães grávidas que frequentam nossas comunidades.

    Deixe uma resposta

    Dúvidas? Clique aqui. (62) 98592-4164