Blog

Postado em 7 de fevereiro de 2018

Iniciação à Vida Cristã com adultos

Iniciação à Vida Cristã com adultos

É urgente que nossas comunidades criem um plano de evangelização com adultos contemplando os anseios próprios desta fase da vida.

Pensar a Iniciação à Vida cristã com adultos, é uma prioridade na vida e missão da Igreja. Diante da mudança de época, aumenta cada vez mais o número de adultos que não passaram pelos processos de Iniciação. É urgente que nossas comunidades criem um plano de evangelização com adultos contemplando os anseios próprios desta fase da vida.

A fase adulta é marcada por uma profunda sede. Uma busca por algo que dê sentido à vida. A busca pelas experiências de fé é uma escolha. ” O adulto busca a Iniciação a Vida Cristã, procurando o sentido da vida, do mundo, da morte, que não encontra em si e nas propostas do mundo. A Iniciação à Vida Cristã, requer o envolvimento e a responsabilidade de toda comunidade de fé. Sobre eles exerce grande influência positiva o testemunho da participação da comunidade nos ritos e nas celebrações que realizam a experiência de Deus, iniciada na escuta da Palavra.”  ( CNBB, Doc. 107 n. 2015)

No Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com adultos, entendemos que a catequese é um momento oportuno para compartilhar a vida, pois a experiência de fé não se faz fora da vida, mas dentro da vida. Desta forma, propomos um caminho marcado pela experiência do encontro com Jesus Cristo que se dá na meditação da Palavra, na vivência litúrgica, na vida em comunidade e nas dimensões humano afetivas.

Contudo, propomos um itinerário alicerçado na Leitura Orante com a certeza que que o encontro com a Palavra toca profundamente o coração e a vida da pessoa adulta. Esta experiência se transforma em testemunho de fé, ou seja, em gestos de discípulo missionário de Jesus Cristo na vida e missão da Igreja.

Pe. Jordelio
Pe. Jordélio Siles Ledo, CSS, coautor da Coleção “Itinerário Catequético da Scala Editora

    Dúvidas? Clique aqui. (62) 98592-4164