Blog

Postado em 2 de setembro de 2020

O que é a Lectio Divina?

O que é a Lectio Divina?

O que é a Lectio Divina?

A Lectio Divina é um método de oração muito praticado na Igreja desde os primórdios, e segundo D. Garcia M. Colombás é “ler, escutar, reter e aprofundar, viver a palavra de Deus contida na Escritura, mergulhar nela com fé e amor: nisso consiste essencialmente a Lectio Divina”.  A leitura orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e de sua vontade, podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida.

A Lectio Divina é deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus.

 

Os quatro  degraus da Lectio Divina.

Lectio Divina é um exercício de escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação.

Comecemos rezando:

Jesus, Mestre, que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria. Que eu ame com o teu coração. Que eu veja com os teus olhos. Que eu fale com a tua língua. Que eu ouça com os teus ouvidos. Que as minhas mãos sejam as tuas. Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas. Que eu reze com as tuas orações. Que eu celebre como tu te imolaste. Que eu esteja em ti e tu em mim.

 Amém.

  1. Leitura – Procure um lugar calmo, aonde o corpo fique relaxado e acomodado. A mente deve estar livre de quaisquer preocupações ou inquietações.  Leia com calma e atenção amorosa o Evangelho do dia.Procure, então, identificar as coisas importantes na narração: ambiente, a situação das pessoas, os diálogos, as imagens usadas, os conflitos, as conclusões. Procure se apropriar das palavras como se Deus dissesse para você, naquele momento. É o momento de conhecer e reconhecer, sem equívoco, a Boa Notícia.

    A pergunta a ser respondida é: O que diz o texto?

  2. Meditação – É o momento de descobrir a profundidade do amor, da verdade e das promessas de Deus presentes na sua Palavra. Para que isso aconteça faz-se necessário “ruminar, mastigar, digerir” a Palavra de Deus até descobrir o que é que Deus está dizendo a você. Feche os olhos para ver a si mesmo em Deus e abra os olhos para ver Deus nos acontecimentos da vida.

    A pergunta a ser respondida é: O que diz o texto para mim hoje, agora?

  3. Oração – Toda meditação bem feita leva naturalmente à oração e à contemplação. Agora é você o protagonista do diálogo oracional. Se antes era Deus que te fazia a proposta, agora, através da oração, é você quem responde a Deus. Fale com amor e confiança a Deus por meio da própria Palavra viva de Deus, do jeito que ela lhe ilumina, lhe questiona, o revigora, lhe queima e abrasa seu coração.

    A pergunta a ser respondida é: O que o texto me faz dizer a Deus?

  4. Contemplação – Agora as palavras já não se fazem necessárias. Basta o silêncio oracional. É preciso calar-se e entregar-se a Deus. É um momento de adoração. Permaneça em silêncio e deixe sua vida experimentar a presença do Senhor  envolvendo te  com seu amor.

Notice: Only variables should be passed by reference in /home/scalaedi/public_html/wp-content/themes/tdh-theme/single.php on line 38

Notice: Undefined variable: custom_taxonomy in /home/scalaedi/public_html/wp-content/themes/tdh-theme/single.php on line 53
Blog

Deixe uma resposta

Dúvidas? Clique aqui. (62) 98119-6817