Blog

Postado em 21 de junho de 2023

Carta aos Efésios, o que você precisa saber

Carta aos Efésios, o que você precisa saber

Ao contrário do que muitos pensam, a carta aos Efésios não é somente uma mensagem paulina destinada aos moradores de Éfeso. Mas é para todos um documento muito importante que ressalta a superioridade de Cristo e a importância da unidade dos cristãos.

Além disso, o texto da CNBB afirma que a carta aos Efésios é de tipo universal. Foi escrita para toda a Igreja e não exatamente às comunidades de Éfeso.

Pois, de acordo com a carta aos Efésios, uma das maiores obras de Nosso Senhor Jesus Cristo é tornar um povo, antes segregado e dividido, em um só povo Nele.

Sim! Na carta aos Efésios o autor apresenta Cristo como a cabeça e todos os cristãos batizados como membros de seu corpo. Desta forma, já não importa se é judeu ou pagão, na carta vemos claramente a explicação de que Cristo com sua morte e ressurreição destrói toda separação entre os povos.

Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava”

(Ef 2,14).

 

O autor e o ano que a carta aos Efésios foi escrita

Uma das grandes curiosidades que se apresenta quando estudamos a carta aos Efésios é ter a ciência de que o documento não é uma escrita de São Paulo. Contudo, recebeu a sua assinatura por conter seus ensinamentos autênticos e para que apresentasse maior autoridade ao ser lida.

Nesse sentido, identificamos este fato ao lermos o versículo 14 do capítulo 2, onde encontramos a passagem que faz referência a destruição do templo de Jerusalém no ano 70 d.C. Neste tempo, o apóstolo Paulo já havia sido martirizado.

Mesmo assim, tal fato em nada diminui a autenticidade da carta, ao contrário,  o autor verdadeiro preocupa-se em colocar no escrito o “rosto” e os ensinamentos do apóstolo Paulo, fazendo acreditar que era um discípulo do círculo paulino e seu fiel seguidor.

O autor também expõe sua sabedoria e domínio ao refletir sobre o papel da Igreja como comunidade una e universal.

“Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança.” (Efésios 4, 3-4).

Neste mês de setembro, em unidade com a Igreja no Brasil, a proposta é que meditemos a carta aos Efésios. Então, com a  finalidade de animar as famílias e as comunidades na leitura, a Editora Scala lança este subsídio com cinco encontros:

ENCONTROS BÍBLICOS 2023 – “Vestir-se da nova humanidade!” CLIQUE AQUI E ADQUIRA O SEU!

 

O que aprendemos com a carta aos Efésios

Na carta aos Efésios é evidente que o pensamento paulino passa pelo amor esponsal de Cristo para unir-se à sua amada esposa Igreja. “É grande esse mistério: refiro-me à relação entre Cristo e a sua Igreja” (Ef 5, 22-32).

Conforme o texto do Vatican News, publicado em 18 agosto 2021, esta epístola é escrita “considerando fundamentalmente dois pólos que conduzirão sua reflexão e admoestação: Jesus Cristo e a Igreja… Aqui se encontra o principal texto neotestamentário sobre a relação esponsal Cristo e Igreja”.

Todo o desenvolvimento da carta aos Efésios traz para nós a importância de que, a exemplo da caridade de Cristo, que morreu para destruir a inimizade e trazer o pleno cumprimento da unidade dos cristãos, também nós, por esta mesma caridade, nos tornemos um com o outro em Cristo Jesus.

Portanto, esta unidade não se dá através de leis e preceitos, mas, sim, pela caridade que emana do ato de amor livre de Cristo. E, para animar o mê da Bíblia deste ano, juntamente com toda a Igreja no Brasil, vamos estudar e rezar a carta aos Efésios:

CLIQUE AQUI PARA OBTER O SEU SUBISÍDIO DE ENCONTROS BÍBLICOS 2023 – O lema de inspiração é: Vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24)

 

Você pode ler também:

É verdade que “Quem reza se salva, quem não reza se condena”?

Scala Editora lança livro sobre a Divina Providência

Deserto: Símbolo de fé e purificação

A carta aos Efésios nos exorta mais…

A mensagem apostólica da carta aos Efésios fala que também estamos em constante combate e, nosso inimigo, não é carnal, mas espiritual.

Então, precisamos ter consciência de que “nossa guerra se dá no mundo espiritual, portanto no sobrenatural, precisamos nos preparar e nos armar espiritualmente para esta batalha” (Formação Canção Nova – Você está pronto para a guerra?).

No entanto, somos encorajados a viver a paz, não uma paz que exclui a guerra, mas viver na paz, ou seja no Cristo que é a nossa paz como o próprio autor afirma: “Ele é a nossa paz”.

A carta aos Efésios também vem nos ensinar e exortar a como se viver como um Cristão batizado. Como deve ser a conduta daquele que deixou modos e práticas que foram ultrapassados pela grande graça de Cristo crucificado.

Aquele que agora faz parte do corpo místico de Cristo, a Igreja, passa a ser com ela um templo santo, uma nova criatura, uma nova construção, a esposa de Cristo, o homem perfeito.

Dessa forma, cabe ao cristão portar-se como membro desse corpo deixando-se moldar, em todo o seu proceder, pelo Espírito de Deus.

 

Portanto…

A Carta aos Efésios para todos nós é digna de aprofundamento e reflexão, pois nela estão muitos direcionamentos de como vivermos em unidade apesar das circunstâncias e adversidades.

Também é, para nós, de um caráter esclarecedor sobre como Deus espera que vivamos o nosso testemunho de Cristãos aqui nessa terra e possamos assim, um dia, sermos cidadãos do céu.

E, para finalizar, em virtude do nosso crescimento espiritual, é de grande valor o estudo contínuo da Carta aos Efésios. Para isso, deixamos novamente aqui uma indicação preciosa.

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O SEU SUBSÍDIO DE ENCONTROS BÍBLICOS 2023!