Blog

Postado em 20 de abril de 2023

Maio: mês dedicado a Virgem Maria

Maio: mês dedicado a Virgem Maria

Maio é o mês dedicado à Virgem Maria! E, juntos, iremos refletir sobre esses 30 dias que nos convidam a rezar e a meditar os mistérios extraordinários da vida da Mãe do Senhor.

Vamos refletir sobre isso e, com Maria, descobrir um pouco mais sobre a bondade e a beleza de Deus.

Por que o mês de maio é dedicado à Virgem Maria?

Aquela que foi eleita para ser a Mãe do Senhor escolheu esse mês para aparecer aos três pastorinhos em Fátima, Portugal.

Escolheu exatamente o mês de maio para falar, não somente aos três pastorinhos, mas aos homens de todo o mundo. No entanto, esse não é o único motivo de maio ser dedicado à Virgem Maria.

Antes do século XII, entrou em vigor a tradição de Tricesimun ou “A devoção de trinta dias à Maria” (Cf. Um mês dedicado a Maria). A celebração incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.

Vários autores trataram sobre o assunto, entretanto, dentre tantas, a mais aceita é referida ao bem-aventurado Cardeal John Henry Newman (Cf. Por que Maio é o mês de Maria?):

“A primeira razão é porque é o tempo em que a terra faz surgir a terna folhagem e os verdes pastos, depois do frio e da neve do inverno, da cruel atmosfera, do vento selvagem e das chuvas da primavera”.

Os corações de santos e santas foram moldados ao cultivar as virtudes marianas. Faça o mesmo você também!

Clique aqui e adquira agora o livro: Por que amar a Virgem Maria?

Em atitude orante e meditando a vida da Mãe de Deus, pode ajudar você a contemplar também verdes pastos.

Dia 13 – Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima apareceu pela primeira vez aos três pastorinhos no dia 13 de maio de 1917. Ela apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta, e deixou aos pequenos a tarefa:

“Rezem o terço, todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra” (Cf. Luciano Cristino – A primeira aparição de Nossa Senhora, a 13 de maio de 1917).

Nossa Senhora profetizou que, se a humanidade não desse ouvidos, uma segunda guerra mundial começaria e seria pior do que a primeira. E, de fato, “a revolução comunista na Rússia eclodiu um mês depois da sexta aparição” (Cf. Associação cultural Nossa Senhora de Fátima).

A centralidade das mensagens reveladas por Nossa Senhora aos pastorinhos em seis aparições é esta: a reparação dos pecados cometidos contra Deus e a conversão dos pecadores.

Clique aqui e aproveite para rezar com este livro junto à Maria, em favor dos homens!

Dia 24 – Nossa Senhora Auxiliadora

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII. Ele ficou cativo cinco anos, sofrendo toda espécie de humilhações e, no dia 24 de maio, Napoleão I, cedendo à opinião pública, libertou-o.

Dom Bosco, patrono da juventude, adotou esta solenidade para a sua Congregação Salesiana. Por viver também em uma época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. “Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades” (Cf. Conheça a história de devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, publicado em 30/05/2022).

Foi em 1862 que as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto, Itália, marcaram um despertar piedoso nos corações dos homens. Sendo assim, São João Bosco iniciou a construção de um santuário dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos.

LIVROS PARA VIVER O MÊS DEDICADO À VIRGEM MARIA:

Dia 29 – Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

A Igreja celebra a memória da Virgem Maria Mãe da Igreja todos os anos na primeira segunda-feira após o Domingo de Pentecostes.

Maria é a Mãe da Igreja! O significado deste título é muito importante, porque há uma tendência de interpretar a Mãe de Nosso Senhor Jesus como apenas mais um membro da Igreja.

E esta forma de interpretação está longe da verdade revelada por Deus.

O próprio Papa Francisco, através do decreto publicado no dia 3 de março de 2018, instituiu uma nova memória litúrgica (Cf. Ecclesiae Mater). Por meio dela, os fiéis do mundo inteiro, recordam e anunciam Maria como verdadeira Mãe de todo o povo de Deus. Assim como repetidamente aconteceu por muitos séculos desde as raízes do cristianismo: no Credo de Nicéia, em 325; no Concílio de Éfeso, em 430 e, também, no Concílio Vaticano II, em 1962.

Então, assim como rezou o Papa Francisco, recorramos também com esta certeza do auxílio maternal: “Maria, mãe da igreja, ajuda-nos a entregar-nos plenamente a Jesus, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e de cruz, quando nossa fé é chamada a amadurecer” (VATICAN NEWS, 20 outubro 2021).

Dia 31 – Nossa Senhora da Visitação

Para concluir, lembremos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com uma mensagem de Deus: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lc 1, 31).

O Anjo ainda comunicou que Isabel, sua prima, também conceberia e “já está no sexto mês aquela que é tida por estéril”.

A Igreja encerra o mês dedicado à Virgem Maria, com a Festa da Visitação à Santa Isabel. Com isso, essa festa simboliza o cumprimento dos tempos.

Portanto, a Palavra de Deus nos convida a proclamarmos como bem-aventurada Aquela que aceitou Jesus. E nos convoca também a seguir o exemplo da Mãe e se abrir à necessidade do outro.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA AGORA: POR QUE AMAR A VIRGEM MARIA?