Blog

Postado em 18 de janeiro de 2024

Novenas para rezar a cada mês do ano

Novenas para rezar a cada mês do ano

Há quem pense que rezar uma novena é uma prática bastante piedosa, porém ultrapassada. Mas a verdade é que ter sempre novenas para rezar é ter em mãos um caminho seguro de unidade com Deus.

Embora muitas novenas sejam em honra e para pedir a intercessão de algum Santo da nossa Igreja, elas sempre nos remetem à glória de Deus.

Sendo assim, todo bom católico sabe ou deveria saber que ter novenas para rezar ao longo do ano é ter um itinerário espiritual autêntico além de nos fazer conhecer mais sobre a nossa fé.

Dessa maneira, aquele que tem a prática de rezar novenas pode testemunhar que além de alcançar inúmeras graças teve a sua fé renovada.

Não se trata, porém, de um ato supersticioso que fazemos para sermos atendidos em nossos desejos e fantasias. Mas, é antes de tudo uma confiança na infinita bondade de Deus que sempre nos atende em nossas reais necessidades.

Sendo assim, preparamos aqui uma lista de novenas para rezar em cada mês do ano que vão levar você a uma fé viva e uma maior intimidade com Deus. Confira abaixo!

Mês de Janeiro

No mês de Janeiro apresentamos aqui dois grandes santos de nossa Igreja que trazem em suas vidas um grandíssimo testemunho de fé: São Sebastião (20) e São Paulo apóstolo (25).

Esses dois grandes santos católicos foram cristãos que realizaram muitos atos heróicos e que nos ensinam a resiliência e a fé incondicional.

Se você deseja adquirir o dom e a virtude da fortaleza, tenha essas duas novenas para rezar.

Adquira aqui:

Mês de Maio

O que dizer do mês de Maio? Esse mês já é conhecido por Mês Mariano, pois traz consigo uma das maiores devoções à Virgem Maria: Nossa Senhora de Fátima.

O mês de Maio traz consigo inúmeras novenas para rezar e pedir a intercessão de Nossa Senhora.

Porém podemos contar, dentre tantas novenas pra rezar, com uma muito especial: a Novena a Santa Rita de Cássia (22).

Com sua fé invencível e firmeza de coração, Santa Rita de Cássia dispensa muitas graças a moças, mães e esposas que se colocam a rezar a novena pedindo sua intercessão.

Mês de Junho

O mês de Junho é bastante celebrado na região nordeste devido aos grandes santos de nossa Igreja: Santo Antônio (13), São João Batista (24) e São Pedro (29). Porém, em todo o Brasil, a importância desses santos é reconhecida e associada a grandes milagres.

Contudo, o mês de Junho conta ainda com a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (27) que traz para nós a certeza de sermos sempre atendidos em nossas maiores necessidades.

Mês de Julho

O mês de Julho é um mês muito especial, pois comemoramos a festa do Divino Pai Eterno e de Nossa Senhora do Carmo. São devoções bem antigas e que revelam a tradição da nossa Igreja.

Quanto mais antiga é uma devoção mais traz consigo testemunhos de uma fé genuína além de muitos relatos de graças alcançadas.

Essas duas devoções estão presentes na vida de milhares de fiéis e são muito valorizadas dentro da Igreja.

Tenha essas duas novenas para rezar:

Mês de Agosto

No mês de Agosto, dentre outras novenas para rezar, temos Santo Afonso já no primeiro dia do mês. Mas, sem dúvidas, a Novena a Santa Dulce dos pobres, no dia 13, é muito especial.

Além de ser uma santa brasileira, que fez a diferença na dura realidade de nosso país, a história e novena de Santa Dulce é um caminho autêntico para a caridade.

Mês de Outubro

Sem dúvidas, quando procuramos intensificar a nossa fé na doutrina e na tradição da Igreja, as novenas do mês de Outubro são mais que necessárias. As novenas no mês de Outubro são ricas em ensinamentos.

Veja também:

Mês de Novembro

A novena de Nossa Senhoras das Graças da medalha milagrosa é rezada com muito fervor entre os católicos.

Isto porque a magnífica história que envolve a Santa Francesa Catarina de Labouré nos ensina a sempre acreditar na intervenção divina.

A medalha milagrosa surgiu em meio a uma grande epidemia no ano de 1830, em Paris. Este sacramental após ser apresentado pela Virgem Maria à Santa Catarina foi instrumento de cura para muitos na capital francesa. 

A novena de Nossa Senhora das Graças e da medalha milagrosa é uma das novenas para rezar em qualquer circunstância. Sobretudo, naqueles momentos difíceis em que nada podemos fazer.

Clique e cultive a devoção à Nossa Senhora das Graças:

Mês de Dezembro

As novenas para rezar no mês de Dezembro nos colocam diante do testemunho de duas jovens modelos de pureza e coragem.

Santa Luzia (13) e Santa Bárbara (04) são do mesmo século (III) e testemunham para nós uma fé incondicional.

Ambas mártires, tendo sido Bárbara degolada pelo seu próprio pai, nos ensinam com suas vidas a nunca renunciar à nossa fé mesmo em meio às provações.

Em destaque: o Mês de Março

Por último, destacamos o mês de Março por trazer uma oração muitíssimo especial para nossa Igreja que é destacada também pelos santos! O mês de Março apresenta a novena de grande valor para rezarmos: A novena  em louvor a São José. (19)

Pai adotivo de Jesus, exemplo de firmeza, castidade, justiça e etc., ao rezarmos a novena a São José meditamos sobre suas qualidades.

São José merece nossas honras e todo o nosso amor!

Reze em 2024 com a Novena de São José:

Clique aqui e adquira já a sua – Novena em Louvor a São José