Blog

Postado em 24 de abril de 2023

Novenas para você rezar em junho

Novenas para você rezar em junho

Junho, em nosso calendário cristão, é um mês repleto de festividades dos santos e também da Virgem Maria. Neste mês, os católicos, em todas as partes do mundo, recorrem a uma prática devocional já existente desde os primeiros séculos: as novenas.

Ao contrário do que muitos pensam, não são orações arcaicas ou apenas frases que se repetem sem valor algum, mas quando rezadas com fé e devoção, alcançam de Deus graças infinitas.

Os santos e a Virgem Maria, pelos méritos de Cristo, alcançam grandes graças em nosso favor. Juntamente com Jesus, o único mediador e pontífice entre Deus e os homens, nos ajudam a obter a salvação.

Então, aproveite para desfrutar das grandes graças que as novenas trazem para nossas vidas.

Confira abaixo as devoções e novenas mais rezadas pelos fiéis neste mês de junho.

 

Mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1620, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento e pediu a ela que divulgasse a devoção ao Seu Sagrado Coração:

“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira Sexta-Feira  depois da Oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus), seja dedicada a uma festa especial para honrar o meu coração…”

Nessas aparições, Jesus deixou 12 promessas a Santa Maria Margarida Alacoque e ela se tornou a responsável pelo o início da devoção (Cf: Canção Nova – Formação).

Além disso, o mês de junho é tradicionalmente dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, cuja festa foi instituída pelo Papa Pio IX em 1856. Mas ainda há outras devoções e novenas que o povo de Deus pratica nos mês de junho. Confira!

 

27 de junho – Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O mês de Junho conta com uma prática devocional de valor inestimável: a novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Essa devoção, segundo a tradição, teve início após um negociante ter roubado um ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Ilha de Creta, no século XVI.

Atravessando o Mar Mediterrâneo, ele quase enfrentou um naufrágio. Logo depois, chegando em Roma, ficou adoecido e, arrependido, em seu leito de morte, pediu a um amigo para levar o quadro e o devolver à igreja.

Porém, o pedido não foi cumprido! Até que, em sonho Maria, apareceu à filha do comerciante após o falecimento de seu pai e pediu à menina que colocasse a imagem na igreja de São João de Latrão ou de Santa Maria Maior. E lá a imagem permaneceu por 300 anos.

Em 1886, o Papa Pio IX entregou o ícone aos Redentoristas com uma recomendação: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”.

Atualmente, a igreja se tornou o Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, desde aquela época, os Redentoristas levam esta devoção através da Novena Perpétua.

Então, recorra à Virgem do Perpétuo Socorro, suplicando por sua bondade em nos socorrer em todas as necessidades e em cada pedido.

 

Clique aqui e adquira agora a tradicional Novena à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!

 

24 de junho – Devoção à São João Batista

Também em junho celebramos a devoção de São João Batista, aquele que foi “o último dos grandes Profetas de Israel” (Cf. Vatican News – Festas Litúrgicas, 24 de junho). João Batista foi o precursor de Jesus, que avisou a todos da vinda do Messias e que teve a honra de batizá-lo nas águas do Rio Jordão.

Logo, na Novena à São João Batista podemos obter as bênçãos e as graças do Senhor, mas também podemos alcançar a purificação espiritual profunda. Seja como for, através desta Novena rezada no mês de junho, temos um meio muito especial de nos tornarmos dignos do perdão de Deus.

Então, diante de tamanha graça, vai alguns conselhos para que você possa colher ao máximo os frutos dessa Novena!

Busque por um local tranquilo para não ser interrompido, medite atentamente a cada dia de oração da Novena e faça seu pedido com fé e gratidão. Para isso, tenha sua Novena em mãos.

Clique aqui para ter a Novena em Mãos e começar sua devoção à São João Batista.

 

13 de junho – Santo Antônio de Pádua

Visto como o santo das causas perdidas, Santo Antônio de Pádua é um dos santos mais invocados nas devoções do mês de junho e, também, uma das Novenas mais rezadas neste tempo.

De fato, ele é um dos santos mais populares dentro de nossa Igreja! Santo Antônio de Pádua nasceu em Portugal e vivia em estado permanente de missão; com sua vida, nos convida a sermos também discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Auxílio para os sofredores, para os casais que desejam manter a união da família, para os endividados e em situação de pobreza, e, também, para os noivos e namorados que pedem uma bênção em seu relacionamento. (Cf. Aleteia Vaticano, 13/06/2014). Enfim, entre tantas causas, Santo Antônio sempre mostrou sua intercessão e nunca negou o seu favor, ainda mais, se for para a salvação das almas.

Recorramos a este auxílio sempre certo e que nunca falha! 

Com uma linguagem simples e mantendo o carisma e a espiritualidade de Santo Antônio de Pádua, você pode clicar em um dos links abaixo e colher os frutos desta preciosa devoção.

 

Novena em Louvor a Santo Antônio – com cantos, orações diversas e bênção para os namorados e os noivos 

Trezena em Louvor a Santo Antônio – para rezar e refletir a história e testemunho deste grande santo

Conclusão

Os santos intercedem por nós sem cessar e, acima de tudo, o próprio Deus quis que muitas graças passassem por eles.

Assim, todas as mediações que os santos fazem em nosso favor são através da ponte que é Cristo. Essas mediações não excluem a mediação de Cristo – se não houvesse a mediação de Cristo todas as outras não existiriam.

Portanto, não tenha medo de praticar tão preciosa forma de devoção! Escolha neste mês de junho a sua Novena!