Blog

Postado em 6 de março de 2024

Por que se celebra a Festa do Padroeiro?

Por que se celebra a Festa do Padroeiro?

A festa do padroeiro é uma das festividades paroquiais que mais movimentam uma determinada localidade onde se encontra uma paróquia.

É através dessa festa que se celebra o patrono de uma região, o qual foi o grande responsável em nomear uma Igreja, catedral ou até mesmo a cidade. Embora poucas pessoas saibam, a festa do padroeiro é uma celebração antiga e que traz grandes benefícios para os fiéis e a população local que a celebra.

Dessa forma, vivenciá-la com fidelidade e fé expectante trará inúmeras  graças, seja para quem a prepara ou simplesmente quem apenas participa.

Assim, vivenciar esta festividade católica deve ser motivo de muita alegria e gratidão para os moradores de cada realidade paroquial.

Mas afinal, como é escolhido um padroeiro? Como se deve participar dessa festividade? Essas e outras perguntas serão respondidas no texto abaixo para ajudar em uma melhor vivência da festa do padroeiro. Continue lendo!

Origem da festa de padroeiro

Os primeiros cristãos tinham o costume de invocar os Santos para que os ajudassem em sua vida de fé. Assim, diante das dificuldades enfrentadas, eles experimentaram o auxílio daqueles que já estavam na glória de Deus.

Quando, em uma localidade, um Santo era invocado por muitas pessoas, ele se tornava o padroeiro daquele lugar. Na história da Igreja, esse costume tornou-se muito comum no século VII e até hoje faz parte da realidade católica através das festas dos padroeiros.

O que é um padroeiro?

A palavra padroeiro vem do Latim PATRONUS que significa “defensor, protetor”, derivado de PATER, “pai”.

Ou seja, padroeiro ou patrono nada mais é que um Santo da Igreja católica que cuida e intercede de forma especial por uma determinada localidade. O padroeiro de uma região é instituído pela Igreja ou por um grupo de fiéis que testemunham as graças recebidas pela intercessão de um Santo.

Porém, é preciso ressaltar que o padroeiro não é uma crendice popular, mas um Santo adotado mediante testemunhos de graças alcançadas em determinado local.

Pode ser ele um Santo ou Santa canonizado da Igreja Católica ou até mesmo a Santíssima Virgem Maria através de um título. Também podemos ter como Padroeiros a Sagrada Família e os Santos Arcanjos e Anjos da Guarda.

Sendo assim, o padroeiro é sinal da presença de Deus que tudo realiza para o nosso bem e salvação.

Por que celebrar a festa do padroeiro

Ao contrário do que muitos pensam, celebrar o padroeiro não é exaltá-lo acima de Deus. Pelo contrário, é exaltar a fonte de sua santidade que é Deus, reconhecendo que toda a sua vida é modelo para melhor servir a Deus.

Sendo assim, celebrar o padroeiro é enaltecer a graça de Deus que age em nós e tudo faz para nos conduzir a Ele.

Dessa maneira, ao celebrarmos a festa de um padroeiro adentramos em uma escola e itinerário de santidade. Temos ainda, a oportunidade de, através dos méritos de sua vida, receber de Deus a graça necessária para também buscar a santidade.

Dessa forma, recebemos dos nossos padroeiros graças especiais ao reconhecermos neles o poder e a graça divina.

“Eles não cessam de interceder a nosso favor, diante do Pai, apresentando os méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo […]. A nossa fraqueza é assim grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna” (Cf. CIC, Parágrafo 956).

Leia também:

Novenas para rezar a cada mês do ano

Dicas de livros para ler durante a quaresma

5 dicas para ler mais em 2024

Como são celebradas as festas de padroeiro

A festa do padroeiro, quando bem preparada e celebrada, traz para nós duas realidades: espiritual e social.

A realidade espiritual nos faz experimentar, por meio da reflexão sobre a vida do padroeiro, das celebrações eucarísticas e das meditações da Palavra de Deus, um verdadeiro itinerário para a santidade.

É através desse itinerário que crescemos na fé católica e na entrega mais perfeita à vontade de Deus. É também neste itinerário que dispomos o nosso coração à gratidão a Deus por tantas graças derramadas sobre nós e Sua Igreja.

Já na parte social, experimentamos a alegria que a Igreja vivencia desde os primeiros apóstolos (At 2, 46-47), que se reuniam para celebrar a grandeza e santidade de Deus.

É também na realidade social da festa do padroeiro que a comunidade vivencia o encontro. Quem nunca vivenciou ou escutou falar de um encontro em que amigos que não se viam há muito tempo se encontraram na “festa da Igreja”.

São, portanto, as festividades paroquiais que reúnem os fiéis e a população de uma determinada localidade em torno da Eucaristia. Levando assim, as pessoas a vivenciarem a unidade que só o Espírito Santo é capaz de realizar.

A festa do padroeiro na paróquia reúne as famílias, congrega diversos públicos e os torna um só povo em Cristo.

Assim, em cada festa do padroeiro, deve-se convidar os fiéis à reflexão e vivência de um tema para que sejam avivados em sua profissão de fé e experimentem a graça da unidade e da santidade.

Qual a importância da festa do padroeiro?

A festa de padroeiro existe para avivar a missão da Igreja que é evangelizar e contribuir para a santificação do corpo de Cristo.

Portanto, espera-se que, na festa do padroeiro, sejam realizadas atividades catequéticas, querigmáticas e que atraiam a comunidade para vivência paroquial.

Dessa maneira, as festividades não serão meras programações, mas deixarão para sempre marcas de eternidade em todos aqueles que passarem pela festa do padroeiro.

Tudo aquilo que é realizado nesta festividade desde as quermesses até os momentos de oração e celebração eucaristica tem um único objetivo: conduzir o povo a Deus.

Portanto, celebrar a festa do padroeiro, vai além de receber milagres, comer cachorro quente ou dançar nos momentos de quermesses. É abrir-se a uma vida de conversão semelhante a do Santo que celebramos.

Clique aqui e encontre materiais para a Festa do Padroeiro!

Quem sabe você pode encontrar lá o padroeiro da sua paróquia?