Blog

Postado em 8 de dezembro de 2022

Conheça a Devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Conheça a Devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Uma Devoção é “a vontade pronta para se entregar a tudo que pertence ao serviço de Deus”, segundo São Tomás de Aquino, grande doutor da Igreja. A palavra devoção, também, vem do  latim “devotione” e significa afeição, dedicação, sacrifício e culto. 

Para a teologia e a espiritualidade católica, devoção é um ato religioso; está ligado ao sagrado, ao culto divino, não é uma atitude superficial, mas tem sua fonte e fim no próprio Deus. Logo, a devoção é uma postura de fé, que nos remete a Deus e muda nossa vida

Há inúmeras devoções na Igreja Católica, porque ela é rica em espiritualidade, testemunhos e santidade. E entre os santos, há aqueles que nos são apresentados pela família, pela nossa comunidade paroquial, mas os que o próprio Deus nos presenteou!

Entre eles, está sua própria Mãe, a Virgem Maria! Ela é nossa mãe e mais que devotos, somos seus filhos (cf. Jo.19,25). Mas Nossa Senhora tem qualidades infinitas, uma delas vamos aprofundar neste post: a devoção à Imaculada Conceição. Confira!

 

A devoção começa pela história…

 

Para o cristão católico, a devoção à Virgem Maria é um ato de amor que tem sua origem na escolha de Deus por ela. Assim como afirma o evangelho: “Maria, encontraste graça diante de Deus” (cf.Lc.1,26), da mesma forma a fé nos diz que ela é cheia de graça.

E quem a fecundou? O Espírito Santo de Deus porque encontrou nela as possibilidades para isso. Se lembramos como Deus criou o ser humano em pureza no início da criação, é fácil acreditar que Ele faria o mesmo com a mãe de seu Filho.

O Catecismo da Igreja (nº490) nos diz assim: “Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria “foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão”. De fato, Nossa Senhora foi preparada por Deus com amor, mas também ela tinha qualidades humanas para isso.

Logo, a devoção à Imaculada Conceição tem sua origem na Palavra de Deus; é a lógica do evangelho; é o poder de Deus agindo em favor da humanidade a fim de renová-la. Se com Eva entrou o pecado, com Maria entrou a Salvação

 

A devoção e o Dogma da Imaculada Conceição 

 

Então, acreditamos que Maria é Imaculada! Mas o que isso significa para a Igreja, uma vez que nossa fé é bem fundamentada! 

No ano de 1304, o Papa Bento XI reuniu um grupo de estudiosos da Igreja para conversar sobre a Imaculada Conceição de Maria, porque o povo de Deus já a considerava assim, mas era preciso confirmar essa questão e para isso houve uma assembleia de doutores.

Quem esclareceu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia chamado bem-aventurado João Duns Scoto. Ele mostrou o óbvio: era conveniente para Deus preservar Maria de todo pecado, pois ela seria a mãe de seu Filho.

Isso mostra a Onipotência divina e toda sua obra de redenção preparada desde a criação do homem. Então, dizer que Nossa Senhora é Imaculada é afirmar que não há pecado algum nela; assim ela nasceu e se conservou durante toda sua vida sem mancha alguma.

Logo, essa graça se tornou uma verdade de fé a que chamamos de dogma!  E no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

 

Deus se antecede para confirmar a Conceição Imaculada de Maria!

 

A devoção à Imaculada Conceição nasceu no meio do povo de Deus, enquanto a Igreja buscava fundamentos para tornar essa afirmação oficial. Mas o próprio Deus se antecipou e Ele sempre escolhe os humildes para confundir os sábios.

Assim aconteceu quando, em 1830, a Virgem Maria apareceu para Santa Catarina Labouré, uma religiosa francesa, pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. 

Mas ainda, em 1858, a Virgem apareceu, dessa vez em Lourdes, também na França, para uma camponesa, semianalfabeta – Santa Bernadete – dizendo: “Eu sou a Imaculada Conceição” e confirmou a definição dogmática e a devoção do povo pela Virgem Maria.

Tanto a medalha, como a proclamação em Lourdes da própria Virgem Maria confirmaram a oficialização do dogma! Tudo isso possibilitou que a devoção à Imaculada crescesse e comprovou o quanto Deus confirma a Igreja e abençoa seu povo através de Maria.

 

“O Meu Imaculado Coração triunfará”

 

Desde a proclamação do dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria que essa devoção só cresce. É importante lembrar da aparição da Virgem em Fátima – Portugal (1917) quando ela disse: “ O meu Imaculado Coração Triunfará”.

A Igreja então elevou essa comemoração à solenidade celebrada dia 08 de dezembro; isso torna a missa uma celebração de preceito para todos os cristãos, em qualquer lugar onde houver uma Igreja católica.

E a melhor forma de honrar a Virgem Maria nesta data solene é reconhecendo sua participação na história de salvação do povo de Deus! E nada melhor do que o Ofício da Imaculada Conceição, uma oração antiga e eficaz para louvar e alcançar proteção.

 

Oficio da Imaculada Conceição

 

O Ofício de Nossa Senhora é uma arma poderosa contra as ciladas do demônio, principalmente porque esta oração diz quem Maria é e fez, além de nos colocar humildes diante de Deus por sua intercessão! E nenhum mal vence quem se confia à Virgem Maria.

Uma antiga tradição diz que Nossa Senhora se ajoelha no Céu quando alguém na terra reza o Ofício.

Que tal rezar essa linda oração à Virgem Maria, a Nossa Senhora da Imaculada Conceição?