Blog

Postado em 9 de junho de 2023

Descubra 3 histórias inspiradoras dos Santos e Beatos Redentoristas

Descubra 3 histórias inspiradoras dos Santos e Beatos Redentoristas

Dentre tantos beatos e santos redentoristas, hoje queremos destacar três grandes homens. Com suas vidas e espiritualidade missionária, eles são referências de como amar a Deus e entregar-se à Sua santa vontade.

São João Neumann, São Geraldo Majella e o Beato Pedro Donders trazem para nós grandes ensinamentos através de uma entrega de vida simples, uma fé viva e um apostolado cheio de amor.

Neste texto é possível conhecer um pouco sobre a vida de cada um e o quanto foram fiéis ao chamado de Deus até o fim de suas vidas.

 

João Nepomuceno Neumann

Este homem, um dos grandes santos redentoristas, mas de uma vida tão comum e de uma simplicidade sem igual. Sua vida nos ensina como podemos servir a Deus no ordinário de nossas vidas – sem desistir diante das dificuldades.

João Nepomuceno Neumann, nasceu em 28 de março de 1811 em Prachatitz na Boêmia (atual República Tcheca).

Foi um homem muito piedoso e de um coração enorme, de personalidade tímida voltada à reflexão. Tinha o hábito de ler e nem passava na sua cabeça ser sacerdote devido às suas poucas condições financeiras.

Bem como, a sua mãe, Agnes Lebes, mesmo diante das dificuldades, sempre o encorajava em seus estudos e na definição de sua vocação, ela dizia: “se Deus te chama, vai te ajudar”.

Apesar disso, de todos os desafios ao longo do caminho, João Neumann não perdeu a fé, ao contrário, persiste na realização da vontade de Deus. E certo de sua vocação sacerdotal, não desanimou em meio aos percalços, seguindo em frente.

Desta forma, foi ordenado sacerdote em 25 de junho de 1836, aos 25 anos de idade na cidade de Nova York.

Entrou para a Congregação dos padres e irmãos Redentoristas na qual fez seus votos em 16 de janeiro de 1842, aos 31 anos, em Baltimore: o primeiro Redentorista na América.

Enquanto bispo, muitos foram os frutos apostólicos que deu à Igreja. Por exemplo, publicou dois catecismos, escreveu artigos para jornais e revistas católicas e, em 1849, publicou uma história bíblica para as escolas (Cf. A12 – São João Nepomuceno Neumann).

João Neumann morreu aos 48 anos, no dia 5 de janeiro de 1860, sendo canonizado tempos depois pelo Papa Paulo VI em 19 de junho de 1977.

De fato, um dos mais reverenciados santos redentoristas. Um modelo para nós, pois fez coisas simples de uma forma extraordinária.

E temos certeza de que com este livro de São João Neumann, você terá um acompanhamento certo para a sua caminhada de fiel discípulo.

Clique aqui para adquirir a Vida, escritos e espiritualidade de São João Neumann!

 

São Geraldo Majella

Entre os santos redentoristas, São Geraldo Majella é conhecido na Itália como o santo dos partos felizes! Devido aos muitos milagres que ele realizou em favor das mulheres grávidas.

São Geraldo nasceu em 1726 e aos 14 anos ficou órfão de pai (Cf. A12 – História e vida de São Geraldo Majella). Este fato fez com que assumisse muitas responsabilidades e desde cedo aprendesse o ofício da alfaiataria para ajudar a sua família.

As dificuldades não o faziam parar, ao contrário, lhe encorajavam a enfrentar tudo por amor a Deus. Com 19 anos monta sua própria alfaiataria que, embora prosperasse, não tirava para si muitos lucros; depois de tirar uma parte para sua família dava tudo o que sobrava aos pobres.

Contudo, também encontrou muitas dificuldades para se tornar sacerdote, mas nunca desistiu e foi ordenado na espiritualidade Redentorista. Porém, encontrou nela aquilo que seu coração sempre procurou – o amor a Jesus Sacramentado e à Virgem Maria.

Enquanto Redentorista foi jardineiro, sacristão, alfaiate, porteiro, cozinheiro, carpinteiro etc. E em tudo o que fazia conseguia unir-se a Cristo!

De tal forma que, quando questionado por seu diretor espiritual qual era o seu maior desejo, ele respondeu: 

“Amar muito a Deus; estar sempre unido com Deus; fazer tudo por amor de Deus; amar a todos por amor de Deus; sofrer muito por Deus. Minha única ocupação é fazer a vontade de Deus”.

Enfim, morreu em 15 de outubro de 1755, e, em 1 de dezembro de 1904, foi canonizado mais um dos santos redentoristas, pelo Papa Pio X.

E, como não poderia ser diferente, mais uma vez indicamos um belo livrinho, deste que é o patrono das gestantes, das mães e das criancinhas – Clique e descubra que ser santo é muito simples: basta saber amar.

Clique aqui para refletir e rezar a vida e testemunho de São Geraldo Majela – Novena em Louvor a São Geraldo

 

Beato Donders

Pedro Donders, ou simplesmente Padre Pedrinho, é um dos 3 santos redentoristas que escolhemos para contar sua inspiradora história. Com sua vida simples ele nos ensina como se doar verdadeiramente por amor a Deus.

Foi sacerdote Redentorista, mas é em uma colônia de leprosos que se dá a maior parte de seu ministério.

Enquanto foi pároco por 14 anos, dizia-se que ele era um confessor rigoroso, mas de grande coração; que repartia tudo o que possuía até mesmo o seu salário. No entanto, não existe uma narração com grandes feitos sobre ele, mas sim, de uma vida devotada em serviço ao próximo.

Descansou em 14 de janeiro de 1887, após ter profetizado sobre sua própria morte. Partiu com um coração em paz na certeza de que tinha, em vida, entregado tudo para Deus (Cf. A12 – Pedro Donders).

Para finalizar, você também pode se aprofundar na vida deste Missionário, um dos mais queridos Santos Redentoristas que, através de sua vida, curou o coração de muitos.

Com certeza será muito proveitoso conhecer a história deste sacerdote humilde, que passava longas horas prostrado diante do sacrário. E, com coragem profética, lutava contra os opressores dos escravos.

Confira a breve biografia de sua vida abaixo:

Clique aqui para adquirir a Vida Espiritual do Beato Pedro Donders

Portanto, que através das vidas destes três grandes homens o nosso coração seja inflamado por persistir diante dos desafios e cumprir em nós a vontade de Deus.