Blog

Postado em 15 de fevereiro de 2023

Deserto: Símbolo de fé e purificação

Deserto: Símbolo de fé e purificação

Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e lá foi tentado por Satanás. Ele viveu entre os animais selvagens, e os anjos o serviam.

Sendo Ele Deus que se fez homem, qual a necessidade de se retirar ao deserto para rezar, jejuar e fazer penitências? E o pior, para ser tentado por Satanás? Contudo, em primeiro lugar precisamos entender que, em sua tentação, Jesus pôde mostrar a todos nós o caminho de remissão para os nossos pecados.

Foi para que sejamos vencedores na luta contra o mundo, a carne e as tentações que Ele foi ao deserto e venceu o inimigo.

Entenda o que nosso Senhor quis nos ensinar durante seus 40 dias de tentação.

Continue lendo!

O deserto é um lugar de encontro com Deus

Com o pecado original o coração do homem se tornou cheio de más inclinações. De tal forma que estamos totalmente sujeitos à ação do inimigo, que quer nos manter impuros e distantes de Deus.

Então, você deve imitar Jesus para vencer as influências do mundo, da carne e do inimigo. Foi para isso que Ele nos deixou um lugar de encontro com Deus:

“Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante esse tempo ele nada comeu e, terminados esses dias, teve fome” (Lc 4, 1-2).

Para que possamos cumprir sempre a vontade do Pai, também precisamos nos deixar ser levados ao deserto. Lá vencemos o mundo!

E é olhando e ouvindo o Senhor que somos saciados e em Sua presença o nosso coração se torna puro. Pois é de dentro do coração que procedem as impurezas.

Para melhor rezar e viver um encontro com Deus, você pode precisar de um roteiro para colocar sua vida diante Dele.

Este livro é um roteiro de meditações e orações para um caminho simples de conversão. Clique aqui e confira!

Símbolo da prova de fé

Interessante é que, ao mesmo tempo em que o deserto é um lugar de encontro com Deus, também é de provações. É próprio deste lugar a aridez e o enfrentamento de toda espécie de perigos.

Imagina você ficar andando num lugar desabitado de pessoas, rodeado de montanhas, areia e animais selvagens! Uma completa aridez.

Você sabe como é andar, subindo e descendo, caminhos feitos de terra e pedras? Sem uma garrafa de água para saciar a sede, sem uma parada para o almoço num restaurante no meio da estrada?

Em vez disso, talvez Jesus encontrou pequenas poças de água formadas pelas chuvas, ou restos de animais mortos. Já assistiu algum daqueles documentários de sobrevivência no deserto ou em florestas africanas? E não é a mesma coisa!

Contudo, não devemos temer as tentações, porque Jesus demonstrou que todas podem ser vencidas ao recorrermos à oração.

Então, vale ainda o mesmo conselho: imitemos a Cristo! Não sucumbindo à tentação, respondendo com firmeza a cada uma delas e as inúmeras vezes que aparecerem.

Não devemos nos incomodar ou sofrer por termos sido tentados, mas temos que nos envergonhar pela nossa infidelidade. E se caímos, sempre é tempo de retornar.

Como trilhar esse caminho de conversão

Se você quer amar e servir ao Deus de amor, então não dá para seguir a mentalidade do mundo. Precisamos entender como fez Jesus e como fizeram também os santos, por isso a necessidade de um roteiro.

Um roteiro de meditações e orações para que possamos experimentar a misericórdia de Deus em nossas vidas.

Por exemplo, esta nova edição ampliada do livro 40 Dias no Deserto, que traz orações inéditas para você iniciar e fazer um itinerário de 40 dias de encontro com Deus.

O livro traz para você um roteiro de meditação para que a cada dia você ame e tenha um encontro particular com Deus. De tal forma que possa te auxliar nesse caminho contínuo de conversão para nós homens, com atos concretos e bem claros. Por exemplo, como é a forma em que você se coloca na presença de Deus?

Interessante que, 40 dias no deserto não é um roteiro somente para o tempo da quaresma, mas você pode usar para se retirar em outros momentos  do ano, como um ato contínuo de se aproximar do Senhor.

Se você ainda não conhece o livro 40 dias no deserto – um caminho simples de conversão, então clique no link abaixo!

40 Dias no Deserto 2ª Edição Ampliada

Descubra como fazer cada dia uma meditação e atos concretos para você praticar as virtudes.

Por fim…

Jesus assumindo esse momento de privação durante quarenta dias e quarenta noites no deserto, nos diz que também seremos capazes de vencer.

Se nos retirarmos ao encontro Dele dentro de cada um de nós, com Ele venceremos esse mesmo período de deserto e as mesmas tentações: o mundo, a carne e o inimigo.

“Podemos viver esses 40 dias de deserto, colocando diante de Deus a nossa vida, as nossas infidelidades, as nossas fraquezas, os nossos sofrimentos e os nossos pecados” (trecho do livro “40 DIAS NO DESERTO”, escrito por Frei Sérgio Henrique R. Gonçalves, ofm).

Você pode clicar aqui! Para comprar agora o seu roteiro de orações e meditações – 40 Dias no Deserto 2ª Edição Ampliada