Blog

Postado em 3 de outubro de 2022

Como usar o digital nas atividades missionárias

Como usar o digital nas atividades missionárias

O mundo chega perto da marca de 5 bilhões de usuários da internet, 63% da população mundial (NOTÍCIAS INSPER, 15/02/2022). No entanto, nem todas as atividades missionárias das nossas comunidades utilizam o digital em sua estratégia. 

Mesmo sem ter realizado grandes pesquisas, a igreja, nos últimos tempos, tem se colocado ciente destes dados com uma atenção maior a este meio de comunicação que garante, de certo modo, a evangelização um alcance exponencial.

Com a pandemia da Covid-19, ficou perceptível que as mídias digitais têm uma grande importância no anúncio da Palavra. Nesses tempos tão difíceis, a igreja se valeu desta poderosa ferramenta de comunicação, que é a internet. Desse modo, a cada dia, se adequa e protagoniza uma nova forma de se comunicar.

Aquilo que muitas vezes era maléfico e egoísta, passou a ser usado, nas mãos dos comunicadores católicos, como um canal de esperança, consolo e fé.

Neste mês missionário, somos impulsionados a propagar o evangelho. Portanto, não podemos deixar de lado este veículo tão eficaz, que favorece a missão em diversas realidades sem sair do lugar.

Com apenas um celular nas mãos e acesso à internet, é possível fazer com que a Palavra de Deus se espalhe. Uma palestra, um momento de oração, um texto, uma formação, encontrará nas mídias digitais um grande vetor de circulação de Sua Boa Nova.

As mídias digitais podem ser grandes aliados na evangelização. Segue abaixo algumas dicas de como utilizar estas ferramentas nas atividades missionárias.

O uso do whatsapp nas atividades missionárias da igreja

Comecemos por um canal que concede mensagens rápidas e instantâneas muito utilizado hoje em dia: o whatsapp.

O whatsapp conta com muitas funcionalidades que permitem uma maior comunicação em massa para a mensagem que queremos transmitir. Dentre elas está a possibilidade de criar grupos com um público específico que se quer atingir, onde mensagens de interesse deste público espalham-se.

Por exemplo, grupos de jovens podem receber, por meio do ambiente digital como o whatsapp, mensagens contendo as principais atividades da paróquia relacionadas à juventude, bem como mensagens de santos que foram de Cristo sem deixar de serem jovens.

É, portanto, a via mais rápida e muito eficaz de comunicação e resposta que favorece o convite para um encontro, ou um retiro, horário das missas e confissões; como também, informações sobre mudanças de última hora.

O youtube para a transmissões em vídeo 

Também contamos com o canal do youtube que se popularizou muito durante a quarentena da pandemia, quando as missas eram transmitidas ao vivo e chegavam até as famílias isoladas neste momento tão crítico, que ainda não foi superado.

O youtube viabiliza a comunicação por meio de transmissão ao vivo, onde homilias, formações, palestras, músicas católicas e muito mais viralizam neste canal.

Logo, é uma ferramenta indispensável, mesmo sem estar enfrentando épocas de crise. Pois, todo aquele conteúdo  impactará ainda mais vidas.

O digital criando conexão com a missão da igreja

Contamos também com o facebook e o instagram, onde as informações mais rápidas como anúncios, avisos, vendas e tantas coisas utilizam esta ferramenta. Além de criar uma forte conexão com um certo público.

O facebook e o instagram permitem ainda a interação com o assunto, ocasionando um retorno rápido de como as pessoas absorveram o conteúdo.

Por exemplo, se uma paróquia deseja realizar um evento,  durante o mês missionário, ela pode perfeitamente estar funcionando no digital e tendo a oportunidade de gerar interação e fazer com que um maior número de pessoas visualizem e compartilhem a publicação.

O importante é que as ferramentas estejam a favor do reino e da verdadeira finalidade de toda a missão da igreja, tornar Jesus Cristo conhecido e amado.

Pois, assim disse Jesus aos seus discípulos :“o que digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutam em segredo, proclamem sobre os telhados” (Mt 10,27).

Se você gostou desse conteúdo leia também Mês missionário: Dicas de atividade para sua paróquia