Blog

Postado em 5 de janeiro de 2023

A importância de Ser Batizado

A importância de Ser Batizado

A vida cristã, como em tudo à nossa volta, tem um início. Este início é marcado pelo anúncio da Palavra de Deus em nossas vidas; Palavra que, ao ser acolhida em nosso coração, nos convida a trilhar os passos de Jesus.

É seguindo a Cristo e vivendo Nele que morremos como criaturas velhas e nos tornamos filhos e filhas de Deus. Esta realidade que enche a nossa vida de sentido e  abundantes graças é trazida a nós por meio do sacramento do batismo.

O Sacramento do  Batismo

Os sacramentos são sinais sagrados. “São 02sinais visíveis que indicam uma realidade invisível” (A doutrina cristã 3, 9, 13; A cidade de Deus IO, 5). Sendo assim, por mais que não consigamos ver com os olhos humanos e nem mensurar com nossa inteligência, o batismo traz na vida de quem crê a grande maravilha que é se tornar filho de Deus.

Com isso, podemos adentrar no mistério da Salvação, que é uma realidade possível a todos aqueles que contam com a graça de ser batizado.

“O próprio Senhor afirma que o Batismo é necessário para a salvação. Por isso, ordenou aos seus discípulos que anunciassem o Evangelho e batizassem todas as nações” (Catecismo da Igreja Católica §1257).

Com o batismo participamos da Trindade Santa

O batismo é o primeiro e o mais importante sacramento. Ele é um sinal sensível da graça de Deus na vida da comunidade. 

Por meio dele, participamos na vida Divina da Santíssima Trindade, pois por ele somos consagrados ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. De tal forma que são incontáveis as graças que recebemos por meio do sacramento do batismo.

Por exemplo, receber e experimentar o dom da fé, da esperança e da caridade. Além disso, ter a mancha do pecado original apagada e  receber a graça santificante que nos faz amigos de Deus, permitindo contemplar Sua presença em nossa vida.  E essas são apenas algumas das muitas graças que recebemos.

Por isso, a Scala Editora lança a 5º Edição revisada do Livro Batismo – Coleção Sacramentos.

Afinal, para conhecer e se aprofundar ainda mais nesta iniciativa divina, também é importante que se conheça o dom recebido no batismo. É aprofundando-se mais que batizados e batizadas tendem a viver melhor a graça de participar do amor da Trindade Santa.

Jesus foi batizado

Há quem duvide da veracidade e da importância do batismo? Lembremos que foi o próprio Jesus que com seu exemplo atestou o batismo.

Ali, no Rio Jordão, nos tempos messiânicos estava o precursor, o profeta João Batista, convocando todos ao arrependimento dos pecados, para que estivessem preparados para a vinda do Messias. E foi diante dessa realidade, mesmo sem pecado algum, que Jesus se submeteu ao batismo.

Santo Agostinho afirmava a respeito do Batismo de Jesus: “Ele quis fazer o que ordenou que todos fizessem”.

Como pode ser lido no Evangelho de Mateus, o Senhor ordenou: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: ‘Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’” (Mt 28,18-19).

João Batista já havia anunciado que ele batizava com água, mas que Aquele que viria batizaria com o Espírito Santo e com fogo. É, portanto, Jesus o próprio batizador.

Do pecado original à realidade de filhos de Deus

O Sacramento do batismo é a porta para a vida da graça, um fundamento para toda a nossa caminhada cristã.

Ao sermos batizados, somos inseridos no Corpo de Cristo onde Ele mesmo é a cabeça. Somos, portanto, herdeiros de Sua condição divina. Por meio do batismo nos tornamos com Ele: reis, profetas e sacerdotes. E por isso chamados a colaborar com a construção do Reino de Deus aqui na terra.

Tomamos posse da realidade divina e deixamos de ser criaturas manchadas pelo pecado original e passamos à realidade de filhos de Deus. Mesmo ainda pecadores, a partir do batismo contamos com uma graça infusa, santificante, que nos impulsiona e capacita à vida no espírito.

Tamanha é a sua importância para vivermos já aqui na terra a realidade celeste. “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo” (Gl 3,26-27).

Portanto…

No princípio Adão e Eva pecaram contra Deus. E manchados em sua existência, afastaram-se da intimidade Divina. Todo aquele que desejar trilhar o caminho de volta para o Pai do Céu precisa dar o primeiro passo.

E o batismo é o ponto de partida para todo cristão.

Você tem a oportunidade de conhecer mais sobre o Sacramento do Batismo e ser um missionário de Jesus consciente do seu papel na construção do Reino de Deus!

CONFIRA AGORA! A 5º Edição revisada do Livro Batismo. Coleção Sacramentos.