Blog

Postado em 17 de abril de 2023

Novenas para você rezar em Maio

Novenas para você rezar em Maio

Novenas Marianas para você rezar em maio

As novenas marianas, na tradição católica, são celebradas pelos fiéis do mundo no mês de maio. Todos se reúnem, cada qual em sua paróquia, ou em casa, realizando seus pedidos e agradecimentos pela intercessão de Nossa Senhora em favor dos pecadores.

De fato, a devoção mariana é uma preciosidade para a Igreja e, apesar de não perceber ou ter esquecido isso, também é para o mundo. Aquela que foi eleita para ser a Mãe de Deus, desde os tempos mais antigos é anunciada como também a verdadeira Mãe de todos os fiéis.

Sua missão é arrebanhar todo o povo pecador arrependido e apresentar suas causas, em intercessão, ao Filho Jesus.

Deste modo, a Igreja permite e recomenda a celebração das novenas, pois, se “a oitava tem mais caráter festivo; à novena pertence a do luto esperançoso, do anseio, da oração” (Cf. JOSEPH HILGERS, Novena – Da Enciclopédia Católica).

Aproveite bem a sua leitura e já aqueça seu coração para começar sua devoção à Maria!

Quais são as novenas marianas e como rezá-las

Você já iniciou alguma novena mariana sem propósito? Sem saber muito bem o que você estava fazendo? Ou simplesmente apenas com o objetivo de obter uma graça desejada, e, ao alcançá-la, suas orações logo perderam seu vigor?  

As novenas marianas requerem de nós, fiéis de toda a Igreja Católica, a humildade, confiança e esperança.

Ou seja, ao pedir a intercessão de Jesus Cristo e da Virgem Maria, devemos rezar a novena com o desejo sincero de amar a Deus.

É uma devoção de oração privada ou pública que dura nove dias, feita com o objetivo de obter graças ou intenções especiais. Como também, simboliza a imperfeição humana buscando a santidade que agrada ao Pai.

Então, devemos rezar as novenas marianas com o coração sincero, não somente para alcançar as graças, afinal, a devoção à Nossa Senhora é necessária para “a nossa própria salvação” (Cf. CANÇÃO NOVA, A devoção à Virgem Maria é necessária para a salvação?).

O mês de maio é dedicado à Virgem Maria e a Igreja celebra algumas devoções muito belas ao longo desses dias, por exemplo:

  • Devoção à Nossa Senhora de Fátima
  • Devoção à Nossa Senhora Auxiliadora
  • Devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição

E, existem outras, mas hoje precisamos falar destas lindas novenas mariana em devoção a Santa Mãe de Deus celebradas em nossa Igreja.

Aproveite para conhecer este Roteiro de retiro espiritual a ser vivenciado de modo pessoal ou comunitário!

 

Novena em honra a Nossa Senhora de Fátima

No dia 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. E a centralidade da mensagem dela em suas aparições é a reparação dos pecados cometidos contra Deus e a conversão dos pecadores.

Esta novena em honra a Nossa Senhora de Fátima é particularmente recomendada do dia 4 a 12 de maio, precedendo a sua festa no dia 13. Mas também pode ser rezada a qualquer tempo.

É uma das novenas que o povo de Deus mais costuma rezar, nela está contida orações litúrgicas e outras que os pastorinhos de Fátima aprenderam das aparições.

“As fórmulas… não são ‘palavras mágicas’, que basta pronunciar para ver atendida a sua prece. Se a mente e o coração não acompanham nossas palavras, elas de nada servem; são como um ‘corpo sem alma’” (Christo Nihil Praeponere, 3 de Maio de 2021).

Você pode rezar e fazer a sua devoção à Virgem Maria também contemplando os mistérios e em sua relação com algum momento da Celebração Eucarística.

Então, clique aqui e aproveite este Livrinho de meditação da devoção ao Santo Rosário! Ele traz três opções da Ladainha de Nossa Senhora e outros cânticos marianos.

 

Novena em honra a Nossa Senhora Auxiliadora

Recomendada por São João Bosco para obtermos as graças e os favores de Nossa Senhora Auxiliadora, esta novena mariana é tradicionalmente rezada de 15 a 23 de maio.

“Maria suscitou D. Bosco como apóstolo do título de Auxiliadora, o qual disse aos seus filhos: ‘N. Senhora quer que a honremos com o título de Maria Auxiliadora’” (Cf. Salesianos, 14 de maio de 2019).

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, após vencer muitas humilhações que sofreu nas mãos de Napoleão I. E anos depois, o Santo Dom Bosco adotou esta solenidade na sua Congregação Salesiana.

Novena em honra a Nossa Senhora da Conceição

Esta novena mariana nos chama a meditar sobre o mistério da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Apesar de o título de Nossa Senhora Imaculada Conceição ser celebrado em 8 de dezembro, esta é uma das novenas marianas que o povo mais costuma rezar.

Entre todas as criaturas de Deus, a Virgem Maria foi a única concebida preservada do pecado original e de suas consequências. Esta verdade é o dogma da Imaculada Conceição: “porque a Deus nenhuma coisa é impossível” (Lc 1,37).

O Dogma da Imaculada foi instituído em 8 de dezembro de 1864 por Pio IX e, segundo ele:

“A beatíssima Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original desde o primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente…” (CARTA ENCÍCLICA FULGENS CORONA – PAPA PIO XII).

Esta solenidade deve ser repetida sempre, para que o dogma de fé seja revivido “com alegria fervorosa”.

Se você quer sustentar a sua fé e o auxílio certo no combate às forças do maligno, então conte com o Ofício da Imaculada Conceição para isso.

Adquira já o seu Ofício da Imaculada Conceição e Rosário Meditado – Letra pequena (4ª edição revisada)

 

Portanto…

As novenas marianas são uma ação concreta para que busquemos, pela intercessão da Virgem Maria, as graças que necessitamos.

Mas não podemos nos esquecer de que é necessário manter um coração sincero e dócil para que possamos experimentar a presença de Deus. Enfim, Nossa Mãe nos encaminha ao Filho Jesus para que os nossos pecados possam ser remidos e encontremos a salvação de nossas almas.