Blog

Postado em 28 de novembro de 2023

5 dicas para envolver os paroquianos na Novena de Natal

5 dicas para envolver os paroquianos na Novena de Natal

A novena de Natal precisa ser melhor divulgada em nossas paróquias. Esta preciosa oração nos insere em um itinerário espiritual que nos faz celebrar com a máxima dignidade possível o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

É verdade que muitas paróquias se empenham em tornar essa novena conhecida, fazendo com que todos participem ativamente desta preparação para o Natal.

Contudo, em muitas outras realidades paroquiais a novena de Natal passa despercebida e quase não é mencionada entre os paroquianos.

Muitos sacerdotes e lideranças pastorais até buscam promover a Novena de Natal mas não conseguem um bom envolvimento por parte da maioria dos fiéis.

Outras até conseguem convencer os paroquianos a iniciar, mas a maioria deles sequer chegam à metade da novena.

Dessa maneira, a graça existente nesse itinerário de oração não é alcançada naquela comunidade e muitos chegam a celebração natalina sem a devida preparação.

Diante disso, trouxemos neste texto 5 dicas para envolver os paroquianos na Novena de Natal. Continue lendo.

#1 Planejamento de atividades para divulgação e realização da Novena

Aos sacerdotes e líderes pastorais não cabe apenas decidir rezar a Novena de Natal. Em suas paróquias, é preciso um bom planejamento da melhor forma a se realizar as orações para que possa atingir o maior número de fiéis.

Isso porque muitos paroquianos não conseguem manter-se fiéis às orações e meditações até o fim da novena.

Dessa forma, a maneira como a novena será divulgada, a pessoa responsável e os horários precisam ser estratégicos para que o convite seja convincente e envolva o maior número de pessoas.

#2 Comunique a importância da Novena de Natal

Faz-se necessário iniciar a comunicação da Novena de Natal de forma prévia, direta e constante.

Aproveitando-se do momento dos avisos na Santa Missa, o Padre ou as lideranças responsáveis podem, com antecedência, ir aos poucos falando da importância do Natal.

Durante este período que antecede o início da novena, a meta é trazer ao conhecimento de todos a origem, motivos e benefícios de se rezar a Novena de Natal.

Ou seja, é necessário comunicar quão grande é o mistério do Natal e, como afirma o Papa Francisco, na Homilia de Natal, em 2019: “[…] que é esta graça? É o amor divino, o amor que transforma a vida, renova a história, liberta do mal, infunde paz e alegria. Nesta noite, foi-nos mostrado o amor de Deus: é Jesus.” (Homilia do Papa Francisco na Noite de Natal, 2019).

Pode-se também aqui, convidar uma pessoa para que de forma breve conte o seu testemunho de uma graça atendida com alguma novena, em especial, com a Novena de Natal.

Tanto os sacerdotes quanto os líderes pastorais precisam ser constantes na divulgação e enfáticos ao falarem da importância dessa oração. Enfim, para que a celebração seja celebrada com digna solenidade.

Dessa maneira os fiéis serão impulsionados a trazer uma certa expectativa para o início da novena.

APROVEITE PARA LEVAR OS PAROQUIANOS A REZAREM JUNTOS E EM FAMÍLIA!

#3 Distribua folhetos sobre a Novena de Natal

De forma ainda mais ativa, a importância do Natal poderia ser escrita e divulgada em folhetos simples todos os dias de missa. Assim, vai-se gerando uma expectativa para o primeiro dia da novena.

Se possível, monte um estande bem ornamentado com a divulgação e apresentação da novena para os paroquianos.

Essa mesma divulgação, se possível, precisa acontecer nas redes sociais  e encontros pastorais.

Uma faixa também pode ser colocada na frente da Igreja chamando os fiéis a participarem desse momento de oração junto a comunidade.

#4 Promova encontros presenciais e onlines todos os dias da novena

Que as novenas possam ser realizadas dentro da Santa Missa mas que também tenham dias, se possível, especiais para que a comunidade se reúna para este momento de oração e meditação.

As redes sociais, se existirem, também podem ser um veículo pelo qual as comunidades possam chegar até aqueles fiéis que não foram à Igreja por algum motivo.

Dessa forma, aproveitando-se de momentos de transmissão online pode-se convidar os fiéis que ainda não conhecem a participar da novena.

Outra maneira também muito envolvente de se rezar a Novena de Natal nas paróquias é rezá-la nas casas dos paroquianos ou em suas ruas.

Assim, há de se agregar ainda mais pessoas que, por algum motivo, não conhecem a paróquia e, consequentemente, nunca saberão da Novena de Natal.

NOVENA NATAL COM CRIANÇAS 2023, CLIQUE AQUI E ENVOLVA OS PEQUENINOS NO MISTÉRIO DO NATAL!

#5 Escale os paroquianos para conduzir a oração da novena

Sabemos que quando participamos ativamente de algo a nossa capacidade de interação e o nosso compromisso tende a ser maior.

Sendo assim, os sacerdotes e líderes pastorais podem convidar alguns paroquianos para que conduzam junto às pessoas presentes para a Novena de Natal.

Por exemplo, em cada dia da novena algumas pessoas são escolhidas para rezar lendo a novena. Dessa forma, mais dinâmica, todos participam e se sentem mais engajados na comunidade.

Assim, posteriormente, muitos paroquianos podem até se sentirem chamados a engajar-se em algum grupo da Igreja.

Contudo, algo que não se deve jamais esquecer é de tornar claro que através da oração em comunidade as nossas preces são fortalecidas.

Portanto, é através da experiência comunitária que a Novena de Natal ganha ainda mais sentido. Então, por meio do Espírito Santo, ela torna as nossas orações uma única prece ao nosso Senhor.

Convide todos os fiéis para a Novena de Natal

CLIQUE AQUI E ADQUIRA SUA NOVENA!