Blog

Postado em 28 de setembro de 2023

Já é tempo de se preparar para o Natal?

Já é tempo de se preparar para o Natal?

Para muitos, o Natal é um tempo maravilhoso, de muitas luzes, encantos e festas. É nesse período que muitas famílias superam a distância causada pela correria do dia e buscam se reunir para vivenciar esta grande data.

Porém, para os católicos, o Natal precisa ir além de tudo isso, pois como disse o Papa Francisco: “corremos um risco: ‘o de sabermos muitas coisas sobre o Natal, mas esquecermos o seu significado”‘.

O Natal é um encontro! Ainda mais, é para esse encontro que todo cristão unido à liturgia da Igreja e junto aos irmãos deve caminhar.

Portanto, como todo encontro, requer de nós uma preparação e disposição para que aconteça da melhor forma possível. Mas, como preparar-se bem para esse grande encontro?

Confira abaixo algumas dicas e juntos comecemos a nos preparar para viver o Natal!

1- Conheça mais sobre o Natal

Que tal conhecer mais sobre a verdadeira história do Natal? Pesquise a verdadeira origem dessa data, quando e como ela surgiu.

A nossa sociedade atual tem encoberto a verdadeira origem do Natal, de tal forma que muitos já nem se recordam o que de fato celebramos neste Dia Santo.

Dessa forma, é de suma importância que deixemos claro para nós e para aqueles que estão à nossa volta o verdadeiro sentido do Natal. Assim como o próprio nome já sugere, esta data nos remete a um nascimento, e, quem nasce, é o Nosso Senhor Jesus Cristo.

2- Comece pelo mais importante: a oração

De fato, não há melhor forma de se preparar para o Natal do que a oração. É pela oração que nos encontramos verdadeiramente com Jesus.

É por isso que a liturgia da Igreja, através da vivência do Advento, prepara todos para a celebração da Encarnação de Cristo.

Sendo assim, com um itinerário que nos leva a meditação, reflexão e vivência da palavra de Deus, vamos aos poucos dilatando o nosso coração para acolhermos o Natal do Menino Jesus.

Contudo, não devemos rezar apenas no dia do Natal! Pois o nascimento de Jesus revela o grande amor de Deus pela humanidade bem como a chegada do tempo da misericórdia e de nossa salvação.

Portanto, devemos nos preparar com antecedência e prontidão para vivermos santamente esse tempo de grande graça.

Aproveite para se preparar e rezar A novena de Natal em Família!

3- Faça alguns propósitos

Para acolher bem o Cristo que vem nascer em nossos corações, antes de tudo,  precisamos nos esvaziarmos daquilo que é excesso dentro de nós. Diante disso, os atos de caridade nos ajudam na vivência interior e projeta o nosso olhar para as necessidades do próximo.

Esses atos nos fazem seguir o exemplo do próprio Deus, que não foi alheio às nossas necessidades, mas veio olhá-las de perto assumindo a nossa condição humana.

Sendo assim, podemos aproveitar esse período que antecede o natal para colocarmos diante de Deus não somente nossos propósitos, mas também o próximo que padece.

Assim, aqueles que estiverem à nossa volta experimentarão concretamente o que é o Natal. Como afirma o Catecismo, no parágrafo 524, “a Igreja atualiza esta expectativa do Messias”.

O advento é um tempo propício para que os Cristãos permitam que o Espírito Santo pouco a pouco vá aumentando em nós a chama do amor divino, que é a caridade.

Leia depois:

Evangelização das famílias: Dicas para promover na paróquia

5 dicas para viver a oração em família

Aprenda a incentivar a leitura infantil

4- Prepare o ambiente

Os símbolos modernos do Natal nem sempre expressam o que de fato a data representa. Por isso, nós que somos cristãos não podemos nos esquecer quais são os verdadeiros símbolos natalinos e o que eles representam para nós.

Você pode já ir pensando em como organizar a sua casa, empresa, igreja etc. Já pensou nisso? Que tal expressar verdadeiramente o Nascimento de Jesus?

Desde a confecção até a compra, são inúmeros objetos que nos remetem à sacralidade dessa data. Um destes símbolos é a Coroa do Advento, colocada nas casas quatro semanas antes do Natal, ou a partir da 3° semana do Advento.

Além disso, a coroa nos leva a termos reflexões importantes e nos prepara de forma profunda para a festa natalina. Nela são acesas quatro velas, gradualmente à medida em que se chegam os “Domingos do Advento”.

Portanto, em meio a tantas coisas que encontramos, possamos recordar e dar prioridade ao que de fato nos levará viver o Natal do Nosso Senhor.

5 – Lembrai das criancinhas

Isso mesmo! Não podemos nos esquecer de como é importante ensinar o verdadeiro sentido do Natal às nossas crianças.

Para isso, uma boa ideia é montar o presépio juntamente com as nossas crianças.
Afinal de contas, este grande símbolo natalino é, por excelência, um ícone do nascimento de Cristo.

Ainda mais, podemos deixar para colocar o Menino Jesus apenas na noite do Natal, gerando assim uma sadia expectativa do Cristo que vem no meio de nós.

Ajude as nossas crianças a fazerem a experiência do Deus Menino, rezando e se preparando para a celebração do santo Natal de Jesus.

Natal com as crianças 2023 Vinde, ó Príncipe da Paz!

No seu coração, um lugar para encontrar Jesus

Que tal não deixar para se preparar apenas no dia? Lembremos que estamos às vésperas de um encontro. Ninguém vai ao encontro de outra pessoa de qualquer forma, não é verdade?

Antes, coloca-se uma boa roupa, senão a melhor e coerente com o momento, escolhe-se um bom perfume e, até mesmo, compra-se algum presente.

Pois bem, quando nos prepararmos para ir ao encontro do Menino Jesus na manjedoura, façamos o mesmo! Ou seja, ofereçamos a Deus um coração bem disposto para recebê-Lo e adorá-Lo.

Por fim, que a nossa vivência do Natal seja um transbordamento de pequenas ações que tivemos no período que antecede essa importantíssima data.

Em nosso site você pode encontrar muitos livros para bem se preparar e viver o Natal para dar uma olhada lá.

Clique aqui e aproveite!