Blog

Postado em 18 de setembro de 2023

Aprenda a incentivar a leitura infantil

Aprenda a incentivar a leitura infantil

É encantador ver uma criança apaixonada pelo conhecimento e por todo o aprendizado que a leitura infantil traz para a vida dela. Qual o pai, professor, catequista, etc. não fica feliz ao perceber que a criança consegue extrair todo o bem que a leitura promove?

De fato, a criança que se aproxima do mundo letrado e faz da leitura um hábito, dentre tantos benefícios, estará sempre  crescendo em criatividade, vocabulário e  conhecimento.

Apesar de todo benefício, muitas crianças rejeitam e ignoram a necessidade da leitura, sendo necessário incentivá-la sempre a buscar esse hábito.

Por isso, se você encontrar dificuldades em incentivar as crianças que estão sob sua educação a ler, trazemos abaixo  dicas valiosas para incentivar a leitura infantil.

É possível aprender a gostar de ler.

Clique aqui e confira nossas 12 dicas para você começar a ter a leitura como um hábito!

Dica 1 – Crie um hábito

As telas, infelizmente, têm roubado da maioria das crianças o tempo precioso que possuem para desenvolver bons e preciosíssimos hábitos, como a leitura infantil.

Em outras palavras, os aparelhos eletrônicos como a tv, o celular, os tablets, etc. geram grande desinteresse por atividades que requerem mais atenção e um pouco mais de esforço, como é o caso da leitura. 

Mas não podemos desistir! É preciso fazer com que a leitura seja um hábito.

Dessa forma, quanto mais cedo a leitura for apresentada à criança, mais perto do hábito ela estará. É muito fácil ficar parado, enquanto “na tela” está sendo reproduzido algum conteúdo. Pelo contrário, em qualquer atividade da leitura infantil a criança já rompe essa primeira barreira.

Sabia que o ato de ler ou simplesmente folhear um livro já contribui para tornar as crianças mais inteligentes, imaginativas e criativas? Se você é pai ou mãe, que tal criar um cronograma de atividades diárias para o seu filho? Já pensou nisso?

Por exemplo, comece com 2 leituras por semana e, aos poucos, vá aumentando até que ela sinta a necessidade de praticar a leitura todos os dias.

Se você é professor ou catequista, torne a leitura infantil parte de sua didática. Com momentos lúdicos, utilizando objetos e fantoches, o momento de leitura será um sucesso. E a leitura como parte da atividade de casa também é uma opção. 

CONFIRA A NOSSA COLEÇÃO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO!

O hábito é gerado pela repetição de uma ação! Portanto não desista se, de repente, no início a criança não demonstrar interesse, a perseverança é indispensável na criação de um novo hábito.

Dica 2 – Crie um bom ambiente

Não importa se é em casa, na escola ou na catequese, o cantinho da leitura, quando é bem arquitetado, atrai qualquer criança.

Para incentivar a leitura infantil, o ambiente também é bastante importante. Se o local onde a criança tem para ler for desorganizado e sujo, talvez ela se sinta incomodada no ato da atividade de leitura.

Segundo Tainah Medeiros, “a leitura é um hábito que se cria, e como todo hábito deve ser cultivado no dia a dia das crianças para se tornar uma rotina comum e familiar” (Portal Drauzio Varella).

Portanto, busque criar um ambiente criativo, decorado e até mesmo planejado para colocar os livros que você deseja, aqueles que são lidos. Dessa forma, você incentivará a criança a se aproximar e começar a leitura.

Dica 3 – Saiba escolher os livros

Se desejamos incentivar a criança à prática da leitura infantil, não podemos pensar que qualquer livro, por si só, surtirá o resultado que esperamos. Além de criar o hábito da leitura, também é importante saber como escolher bons livros, de qualidade e de conteúdo seguro para as crianças.

Por isso, na Editora Scala você escolhe livros infantis sem medo – temos essa preocupação de oferecer livros educativos, de qualidade e moralmente bons para sua criança. Clique aqui para ter acesso à nossa maravilhosa coleção infantil! 

Dessa forma, é preciso, antes de tudo, identificar em que faixa etária a criança se encontra, pois cada idade possui interesses particulares. Se o objetivo é incentivar a leitura infantil, iniciar por aquilo que é de interesse da criança ajudará bastante nesse processo.

Portanto, nada de colocar qualquer livro para a criança ler. Pesquise assuntos que se identifiquem com sua personalidade, idade etc. Por exemplo, os menores preferem livros com desenhos e gravuras, já os maiores se identificam com histórias de aventuras e desafios.

Leia também:

A importância de Ser Batizado

Dicas práticas para promover a vivência devocional no advento

Dicas práticas para evangelizar as crianças

Catequese e animação vocacional

Dica 4 – leitura em voz alta

Conforme a psicóloga Juliana Freitas, a leitura em voz alta é um momento em que a criança pode experimentar o afeto dos pais, ou aquele que lê para ela. Geralmente, esse ato de ler para a criança surte bastante resultados, pois o leitor fica livre para interpretar os personagens, prendendo a atenção da criança.

Quanto mais cedo a leitura em voz alta for praticada com a criança, mais resultados trará em sua vida. Sendo assim, desde cedo a leitura em voz alta cria na criança um imaginário rico e um vocabulário vasto, como também é responsável em fortalecer a fé. Assim como é o caso das histórias bíblicas.

Aproveite que logo chegará uma data importante para a família. Então adquira o livro: Natal com crianças 2023 Vinde, ó Príncipe da Paz!

Dica 5 – Você é um exemplo

Aquilo que fazemos, sem dúvida, incentiva mais do que quando apenas falamos. Ou seja, aquele que incentiva precisa ser modelo e trazer em sua própria vida os resultados concretos de alguém que pratica a leitura.

Portanto, seja um exemplo! Aquele que incentiva conhece bem o caminho e os benefícios de alguém que tem a leitura como atividade frequente em sua vida.

Em suma, não incentive apenas, mas mostre para a criança como é bom ler com suas próprias atitudes.

Clique aqui e confira nossas 12 dicas para você começar a ter a leitura como um hábito!