Blog

Postado em 12 de abril de 2023

Novena de Pentecostes: 5 motivos para rezá-la

Novena de Pentecostes: 5 motivos para rezá-la

A  Festa de Pentecostes é celebrada, de forma solene e grandiosa, pela Igreja cinquenta dias após a Páscoa. Esta solenidade é de grande importância, pois, além de coroar todo o Tempo Pascal, Pentecostes é o marco da ação evangelizadora da Igreja. Ou seja, a sua razão de existir.

É em Pentecostes que o Espírito Santo desce sobre Maria e os apóstolos que passaram a falar em outras línguas. E, posteriormente, o Espírito veio sobre uma multidão de fiéis que, ao ouvirem o discurso de Pedro o compreendiam perfeitamente.

Esta grande graça de Pentecostes é prova viva da unificação da Igreja para que assim ela possa continuar a missão do Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante de tão grandiosa celebração que é Pentecostes, é justo que se celebre da melhor forma possível.

O Papa Leão XIII, em 1895, conscientizando a todos os fiéis da importância de Pentecostes. Através do Breve “Provida Matris Charitate”, pediu aos católicos do mundo inteiro que rezassem a Novena em preparação para a Festa Pentecostes todos os anos.

Por isso, confira abaixo 5 motivos para rezar a Novena de Pentecostes!

 

É uma novena Oficial da Igreja

A novena de Pentecostes foi instituída através de um decreto Papal e promulgada em 9 de maio de 1897 (Cf. Por que rezar uma Novena preparatória para a Solenidade de Pentecostes? 03 de Maio de 2022).

No ano de 1902, novamente o Papa Leão XIII escreveu a carta “Ad Fovendum in Christiano Populo” reafirmando a necessidade de que em todas as paróquias, Igrejas e Oratórios do mundo, a Novena de pentecostes deveria ser rezada e, também, vista como algo de valor perpétuo.

Ao rezarmos a Novena de Pentecostes estamos correspondendo e dando continuidade ao que a Igreja nos pede.

Comece agora a sua Novena de Pentecostes e busque alívio para as suas dores e a cura para as enfermidades, no Paráclito Consolador. Clique aqui!

Foi a única novena recomendada aos Bispos para o Concílio Vaticano II

O Concílio Vaticano II foi extremamente importante para a Igreja Católica. Um verdadeiro divisor de águas e acontecimento necessário para definir e esclarecer temas importantes para o catolicismo.

Diante de grande evento para a Igreja mundial, e tendo ciência dos enormes frutos que tal ação teria, a novena de Pentecostes foi recomendada pelo Papa João XXIII aos bispos do mundo inteiro em intercessão pelo Concílio Vaticano II.

Em unidade com toda a Igreja, abramos também o nosso coração para o Divino Espírito Santo! Que Ele modele em nós as virtudes, os frutos e os dons necessários para uma vida comprometida na fé e no amor.

Clique aqui e adquira este subsídio: Novena de Pentecostes 2023!

Rezemos juntos, na vida familiar e comunitária, para o Reino de Deus se concretizar já aqui no meio de nós.

Pela Novena de Pentecostes se consegue indulgências

A absolvição no momento da confissão sacramental livra a pessoa do inferno, mas não apaga as penas temporais, desta forma se a pessoa morrer após a confissão irá para o purgatório.

As indulgências são as graças concedidas para que diminua-se o tempo passado no purgatório, e a Novena de Pentecostes nos garante essa graça.

O Papa Leão XIII fala sobre a Novena através do n. 34 da Encíclica “Divinum Lllud Múnus”, com as posteriores alterações provenientes do documento “Preces et Pia Opera”, sob o n. 263. Segundo o artigo da A12 Redação (Por que rezar uma Novena preparatória para a Solenidade de Pentecostes?):

Aos fiéis que assistirem devotamente à novena feita em público, em honra do Espírito Santo, imediatamente antes da festa de Pentecostes, concedem-se:

  1. a) indulgência de 10 anos em cada dia;
  2. b) indulgência plenária, se ao menos em cinco dias tomarem parte na dita novena, e além disso receberem o perdão dos pecados, fizerem a Santa Comunhão e orarem segundo a mente do Sumo Pontífice”.

 

Esta novena foi feita por Maria e pelos apóstolos

Toda novena tem sua importância, mas a Novena de Pentecostes é a mãe de todas as novenas!

Pois, os próprios discípulos junto a Virgem Maria passaram 9 dias reunidos em cenáculo esperando a promessa de Jesus se cumprir. Em Atos dos Apóstolos, Lucas relata que os discípulos estavam reunidos juntamente com Nossa Senhora quando o Espírito Santo desceu sobre eles.

Com a narração de Pentecostes, Lucas também aponta que a Igreja, “após a ascensão de Jesus, passa a ser conduzida pelo Espírito Santo” (cf. A importância dos pentecostes).

Desta maneira, um dos maiores acontecimentos que marcam a história da Igreja realiza-se após estes 9 dias em que os discípulos estavam reunidos em oração.

Você pode ler depois: É verdade que “Quem reza se salva, quem não reza se condena”?

A  novena predispõe o fiel a graça da Festa de Pentecostes

Durante a Novena de Pentecostes se reza pedindo que seja renovado no coração os 7 dons do Espírito Santo. A novena de pentecostes nos faz não somente conhecer, mas também experimentar a pessoa do Espírito Santo.

Imaginemos que grande graça é chegarmos no dia da festa de Pentecostes com maior largueza de coração e intimidade com o Espírito Santo. “Receber o Espírito Santo é também receber Deus em nós”.

Pois bem, a Novena de Pentecostes prepara o terreno do nosso coração para que na festa de Pentecostes o Espírito Santo recaia como uma grande torrente de graça, encontrando terra fértil em nossos corações para gerar os Seus frutos.

Portanto, através da Novena de Pentecostes pedimos não somente para nossas vidas a graça do Espírito Santo, mas nos unimos em um só corpo. De tal forma que, em uma só voz, na Festa de Pentecostes, clamemos para toda a Igreja e para o mundo: Vem Espírito Santo!

 

Doce Alívio, vinde nos trazer o descanso nos sofrimentos!

ADQUIRA AGORA Novena de Pentecostes 2023

 

(Por apenas R$ 4,00)