Blog

Postado em 24 de março de 2023

É verdade que “Quem reza se salva, quem não reza se condena”?

É verdade que “Quem reza se salva, quem não reza se condena”?

“Quem reza se salva, quem não reza se condena”. Esta famosa frase de Santo Afonso de Ligório, quando é lida pela primeira vez, pode soar um tanto exagerada. Entretanto, ela traz em si uma certeza de fé. Somente aqueles que se dedicam à oração serão salvos.

Logo, Santo Afonso cunhou esta frase, para que cada um de nós, ao ouvi-la, possa buscar sempre a oração. De tal forma que nenhum coração corresse o risco de perder-se dela.

A única ponte de encontro e retorno para Deus é a oração. Uma vez que tenha o pecado entrado no mundo, afastado o homem de sua salvação e criado um abismo entre ele e a realidade divina.

Desta maneira, afirma o Santo Bispo e doutor da igreja, Santo Afonso Maria de Ligório: “todos os que se salvam, falando dos adultos, ordinariamente só por meio da oração é que conseguem salvar-se.”

Leia até o final e vamos refletir juntos sobre a importância da oração!

Quem reza se salva: a importância da oração

Seria impossível falarmos de forma completa sobre a importância da oração. Contudo, esta prática carrega em si todos os mistérios que atestam a nossa filiação divina, como o meio mais valioso de relacionamento com Deus.

Deus se apresenta para nós não somente como um deus, mas como um Pai que nos garante Seus cuidados e Suas bênçãos.

Mesmo sendo Deus e perfeito homem, o próprio Senhor Jesus rezou e nos ensinou com sua vida o recolhimento e a prática da oração. Tamanha a importância que tem a oração na vida do homem.

Foi assim, por várias vezes e em todos os momentos, principalmente aqueles de maiores tentações, como no Deserto.

Ao observarmos as Sagradas Escrituras, do velho ao novo testamento, facilmente percebemos que a oração é o único meio perfeito do homem relacionar-se com Deus. E enfim, de alcançar a salvação, por isso, quem reza se salva!

Através das Sagradas Escrituras o Senhor nos diz:

“Invoca-Me e Eu te livrarei” (Sl 49, 5);

“Vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt 25, 41);

“Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á” (Mt 7, 7);

“Todo aquele que pede, recebe; todo o que busca, acha” (Lc 11,10);

“Vosso Pai que está nos Céus dará bens aos que lhe pedirem” (Mt 7,11) e etc.

Clique aqui e conheça sobre a necessidade e a importância da oração na vida cristã a partir da vida de Santo Afonso Maria de Ligório. Deste santo que viveu profundamente a oração em sua vida e atividade missionária.

Oração e salvação

Dentre tantas graças, percebemos que é somente assim que nos tornamos livres de todo e qualquer mal, é assim que vencemos as ocasiões de tentação. Ora, como é que a porta do céu se abre e nos concede o que pedimos?

Caro irmão, é pela oração e somente através dela!

São infinitas as graças que o Senhor concede apenas aos que rezam, sendo uma delas a mais importante: a salvação.

Desta maneira conseguimos perceber que não há outra forma para obtermos de Deus os bens necessários para esta vida e para a nossa salvação. Quem reza se salva de muitos males nesta vida e garante a vida eterna.

Por isso, já nos afirmou o Papa Francisco que “a oração é a salvação do ser humano” (Cf. Vaticano News, 21 de Outubro de 2020).

Frutos da oração na vida do cristão

“Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos.Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7, 17-20).

É fácil de perceber quando uma pessoa tem vida de oração, bem como quando falta-lhe essa prática. São os frutos que dão testemunho se realmente o cristão está rezando e se sua oração tem eficácia.

A pessoa que reza se salva e se assemelha cada vez mais a pessoa de Jesus Cristo. Ou seja, suas fraquezas e suas paixões são mais facilmente dominadas e, se hoje tens faltado com isso, ainda é tempo de retornar.

A oração tem por meta a santidade e a perfeição cristã. Embora, muitas vezes seja vista como inalcançável, na verdade, é uma consequência clara na vida de quem reza.

Veja a vida dos santos, que nos mostram através dos frutos gerados. Sem dúvida, quem reza se salva e se santifica, mantendo o contínuo diálogo com Deus.

Você pode viver a oração como meio de salvação em Santo Afonso Maria de Ligório. Clique aqui para adquirir o livro: Quem reza se salva.

Quem reza se salva: a importância da oração para Santo Afonso

De todas as obras que este grande Santo e doutor da Igreja produziu, ele mesmo afirma que a mais útil de todas foi a que se tratava da oração.

A concepção de Santo Afonso sobre a oração é que, quando não praticada, é de inteira culpa nossa se não chegarmos à vida eterna. Já que nos foi dado da parte de Deus o meio e a condição, basta agirmos.

Santo Afonso ainda descreve que a oração é “o meio necessário e seguro para alcançar a salvação e todas as graças das quais precisamos” (Introdução da Obra A oração).

Portanto, a espiritualidade de Santo Afonso de Ligório e seus ensinamentos sobre a oração são indispensáveis. Com efeito, para todos que desejam crescer em seu relacionamento com Deus e dar passos em direção a sua salvação.

Sabendo disso, a Scala trabalhou na edição de uma magnífica obra de introdução à espiritualidade de Santo Afonso de Ligório. 

O livro Quem reza se salva traz para nós a relação direta que a oração tem com a nossa salvação. Este grande Santo, doutor da oração, nos deixou uma obra magnífica para que pudéssemos desfrutar das graças que somente a vida de oração traz.

Se você também deseja viver a oração como meio de salvação, adquira o livro de Santo Afonso de Ligório: “Quem reza se salva!”