Blog

Postado em 17 de julho de 2023

Qual a vocação de SER Família?

Qual a vocação de SER Família?

A família é a grande obra divina que nos revela a beleza da unidade e da caridade! Ou seja, ela é vontade de Deus para a humanidade e, em si, traz uma vocação e uma missão própria que só é descoberta se vivida à luz da fé.

Logo, de que serviria Ser Família, senão para viver dentro dos desígnios que Deus planejou para ela?

Ao longo dos anos, a Igreja sempre direcionou às famílias ao encontro de sua identidade e sua razão de ser em Deus. E, mediante as circunstâncias do tempo no qual ela vive, sempre buscando também conduzi-la para bem viver os desafios próprios da vida familiar.

No documento Familiaris Consortio encontramos descrito sua missão:

Por isto é-lhe confiada a missão de guardar, revelar e comunicar o amor, qual reflexo vivo e participação real do amor de Deus pela humanidade e do amor de Cristo pela Igreja, sua esposa.” (Terceira parte, §17).

Sendo assim, antes mesmo de constituir uma família, aqueles que a desejam devem buscar compreender também o que consiste a vocação de uma vida matrimonial.

Portanto, devem buscar alinhar seus sonhos e projetos pessoais de tal maneira que favoreçam a sua vocação, neste caso, o matrimônio.

Continue a leitura até o fim, porque estamos trazendo uma importante  mensagem para você e sua família!

Vale a pena ser família?

Em uma sociedade perdida no egoísmo o matrimônio torna-se luz e testemunho vivo do amor de Deus. O Divino Amor está sempre em constante movimento e em direção ao homem, que, perdido em si mesmo, é levado à sua plenitude, ou seja à santidade.

Embora a família enfrente diversas dificuldades para manter-se fiel à sua vocação, é nela que o homem e a mulher encontram a sua realização e via de santificação.

Logo, não se deve desanimar e nem desistir deste grande projeto de Deus. Pelo contrário, devemos encontrar o caminho da superação, da fé e do abandono à Divina Providência, que nunca falha e sempre nos conduz em meio aos infortúnios da vida humana.

Dessa forma, uma família que vive em Deus é esperança para o mundo e modelo de uma entrega alegre e generosa. Seus frutos contribuem para um presente e futuro melhor.

Pensando nisso, você tem a oportunidade de conhecer este subsídio, com 5 encontros de oração e reflexão: O Livro SER FAMÍLIA 2023 – “Vocação Familiar: Graça e Missão”. Que será muito importante para celebrar a Semana Nacional deste ano, no mês de agosto.

Clique aqui e viva a vocação de SER FAMÍLIA!

A Sagrada Família é modelo para a o matrimônio

A família de Nazaré sempre será farol para aqueles que não conseguem progredir na caridade e estabelecer a ordem do amor dentro de seus lares. Mesmo aqueles que com reta vontade vivem a sua vocação.

Será também, a Sagrada Família, o modelo de serviço e de como podemos anunciar o evangelho na realidade concreta de nossas vidas. Como? Através do sim a Deus e ao outro.

Assim diz no documento Amoris Laetitia:

“A aliança de amor e fidelidade, vivida pela Sagrada Família de Nazaré, ilumina o princípio que dá forma a cada família e a torna capaz de enfrentar melhor as vicissitudes da vida e da história. Sobre este fundamento, cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo.” (CAPÍTULO III, §66).

Os modelos na cultura da sociedade atual estão cada vez mais débeis e confusos. Mais do que nunca, os homens e as mulheres se afastam daquela relação esponsal (união de almas pertencente à esposos) descrita na Carta aos Efésios.

Agora, todo aquele que deseja construir a sua com alicerces sólidos, deve olhar primeiro para a Sagrada Família. Nela encontramos o modelo de Homem, mulher e filho perfeito – Na infância obediente de Jesus, na maternidade resignada de Maria e na vida virtuosa de José.

E também, deve-se observar as características de uma vida virtuosa nesse grande mistério da relação esponsal entre “Cristo e à Igreja” (Ef 5, 22-32).

Venha SER FAMÍLIA 2023 – Compre o seu livro agora!

Enfim, os traços do amor que vivemos dentro do lar emana e contribui para a sociedade, respondendo assim à vocação familiar, como afirma o Catecismo da Igreja Católica, segundo a Formação Canção Nova:

“A família é a comunidade na qual, desde a infância, pode-se assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade”  (CIC §2207).

Se queremos cumprir com a nossa vocação, não podemos perder de vista a Sagrada Família. Então, medite sempre cada mistério que está contido nela.

Semana Vocacional

Todos os anos a Pastoral Familiar realiza a Semana Nacional, onde as atividades que acontecem em todo país buscam promover a vocação das famílias.

Existem encontros em cada localidade como em grupos, comunidades, paróquias e etc. De modo que, os momentos preparem todos para engajar na vivência e reflexão do tema proposto pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Neste ano de 2023, o tema é: “Família, fonte de vocações” e o lema recordará o Ano Vocacional no Brasil: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). Será entre os dias 13 e 19 de Agosto.

Por isso, o subsídio que você encontrará na Scala Editora traz para você o tema “Vocação Familiar: Graça e Missão”. De modo que, possamos dar ênfase em sua importante vocação e missão.

Clique aqui, adquira o seu subsídio da SEMANA VOCIONAL! 

A elaboração de todos os encontros partiram do texto-base do 3º Ano Vocacional do Brasil.

Por fim, aproveite a Semana Vocacional para juntos rezarmos com os nossos familiares e com as outras famílias. Logo, unindo sempre nossas orações por todos os lares que necessitam da graça de Deus.