Blog

Postado em 23 de abril de 2024

Padre Pelágio: conheça o servo de Deus protagonista do novo livro da Editora Scala!

Padre Pelágio: conheça o servo de Deus protagonista do novo livro da Editora Scala!

Talvez boa parte dos católicos nunca tenha escutado falar sobre Padre Pelágio. É exatamente por isso que o livro que lançamos sobre sua vida é tão necessário! 

Sendo esse servo de Deus alguém tão admirável, um livro é o mínimo que se pode produzir para que sua fama de santidade seja conhecida.

Padre Pelágio não foi um homem incrível somente porque tinha o dom de curar o corpo e alma das pessoas, mas sim por traduzir sua fé em obras.

Pois bem, é sobre esse grande exemplo de padre e de cristão sobre o qual vamos escrever abaixo. Continue lendo e seja impulsionado a traduzir sua fé em obras por meio do exemplo de vida desse grande sacerdote!

Seus primeiros anos de vida

No dia 9 de Setembro de 1878, a aldeia alemã de Hausen am thann tornou-se berço para o futuro santo que acabamos de apresentar em forma de livro

Padre Pelágio Sauter, filho de Matias Sauter e Maria Neher, foi batizado três dias após o seu nascimento e desde então a graça de Deus permaneceu em seu coração.

A vida sacramental e a participação ativa na Igreja sempre foram uma realidade vivida por Pelágio que recebeu a Primeira Eucaristia e Crisma em 1892.

Sem dúvida,  seus primeiros anos de vida e início de sua adolescência,  foi uma jóia guardada por Deus frente aos assaltos mundanos. Deus realmente tinha planos para a vida desse pequeno alemão.

Apesar de trabalhar como aprendiz de serralheiro numa cidade vizinha a sua, o ofício que Deus tinha reservado para a sua vida era outro.

Uma alma predileta

Tendo 14 irmãos, Pelágio foi escolhido por Deus para o sacerdócio. E, juntamente ao seu irmão Gaspar, tornou-se sacerdote redentorista.

Assim, em 1894, ingressou no seminário  Redentorista em Bachham. Estudou em Dürrnberg (onde foi aluno do Bem-aventurado Pe. Gaspar Stangassinger) e terminou seus estudos ginasiais em Gars am Inn.

Mas foi em 16 de junho de 1907 que Pelágio concretizou o chamado de Deus em sua vida ao ser ordenado presbítero por Dom Antônio Henle em Deggendorf.

Uma viagem sem volta

Padre Pelágio, como podemos ver no livro de sua biografia, sempre quis trabalhar nas missões estrangeiras. E  quando convidado para vir ao Brasil, aceitou de prontidão.

Dessa forma, o padre redentorista desembarcou, junto a mais quatro confrades, no Rio de Janeiro, em Agosto de 1909 e nunca mais retornou a sua pátria.

Foram 52 anos dedicados à evangelização e acolhimento aos mais necessitados, sendo eles distribuídos da seguinte forma: cerca de 5 anos em algumas paróquias de São Paulo, e os outros 47 em Goiás.

Diante disso, conforme notícia a Afipe, na sexta-feira, dia 7 de novembro de 2014, Pe. Pelágio foi proclamado Venerável pelo Papa Francisco que assinou o decreto em reconhecimento de sua santidade e vida de virtudes cristãs. Assim, confirmando a sua vida dedicada à caridade e atenção aos mais necessitados.

Mais conteúdos para você:

5 dicas para organizar os momentos devocionais da Festa do Padroeiro

Por que se celebra a Festa do Padroeiro?

5 dicas para ler mais em 2024

Missões

Durante os longos anos de sua vida em missão, Padre Pelágio desenvolveu diversas atividades pastorais, porém nunca foi superior canônico.

Seu apostolado preferido foram as “desobrigas” no sertão goiano. Visitou, quase sempre a cavalo, centenas de comunidades. Assim a sua fama e estima crescia em meio a população daquela região.

Muitas pessoas naquela época puderam contemplar o agir de Deus na vida deste santo sacerdote. Os milagres realizados e narrados no livro que conta sua sua vida são inúmeros.

Adquira agora: Padre Pelágio Sauter – Uma biografia histórica (1878-1961)

Mas onde pôde deixar um rastro que jamais se apagaria foi em Trindade, no famoso Santuário da Santíssima Trindade em Goiás, lugar onde mais realizou trabalhos pastorais.

Assim, sua popularidade crescia e, durante as peregrinações, os romeiros visitavam o Divino Pai Eterno e não iam embora sem pedir a sua bênção.

Os últimos anos de sua vida e missão

Os últimos cinco anos da vida desse sacerdote foram dedicados exclusivamente à pastoral dos enfermos. Quando suas bênçãos, dadas na igreja matriz de Campinas/Goiânia, todos os dias de manhã e à tarde, passaram a ser procuradas por muitos.

Dessa forma, a fama de santidade e as diversas curas extraordinárias, atribuídas ao seu carisma curativo, contribuíram para que muitos o procurassem.

Grande parte das curas realizadas pelo Padre Pelágio não tiveram explicação médica, o que só fez com que ampliasse ainda o número de pessoas que desejavam vê-lo.

Como tudo na vida de uma alma predileta que busca a Deus exala a santidade, a morte do Santo de Goiás é atribuída a um ato de caridade. Após visitar uma pessoa enferma, Pelágio foi atingido por uma forte chuva que ocasionou-lhe uma violenta pneumonia evoluindo para um enfisema pulmonar.

Assim, sua Páscoa foi realizada quando tinha 83 anos, às 13 horas do dia 23 de novembro de 1961.

No livro Padre Pelágio Sauter – Uma biografia histórica (1878-1961) de Eduardo Gusmão de Quadros / Robson Rodrigues Gomes – encontramos  um grande testemunho de fé e doação.

Esse missionário redentorista que está em processo de beatificação tem agora a oportunidade de ser conhecido para a maior glória de Deus.

Assim, esse livro que é resultado de uma longa pesquisa  feita a partir de cartas e testemunhos de pessoas que o conheceram conta com carinho essa linda história do apóstolo de Goiás.

Gostou e quer saber mais?

ADQUIRA JÁ SEU LIVRO!