Blog

Postado em 2 de janeiro de 2018

Catequese: Adesão a Jesus Cristo

Catequese: Adesão a Jesus Cristo

O termo “catequese” refere-se, em geral, à ação de evangelizar em seu conjunto. Neste sentido, as palavras “catequese” e “querigma” se encontram. “Querigma” significa primeiro anúncio, a pregação global da boa notícia, o Evangelho. Um evento que convida à conversão e a fé. O primeiro anúncio chocante que ressoa ao longo dos séculos. Trata-se de essencialmente da ação de anunciar um acontecimento único com repercussões infinitas, uma vitória sem igual. A obra de Cristo e sua salvação.

Para ação evangelizadora da catequese, o querigma deve ser compreendido dentro de um contexto maior que é o tema da Iniciação à vida cristã. Para isso, entendemos que estamos nos dedicando a um dos temas mais desafiadores da ação evangelizadora no hoje da Igreja do Brasil. A Conferência de Aparecida elevou a iniciação à vida cristã à categoria de urgência. Ela não se esgota na preparação aos sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. Ela se refere a adesão à Jesus Cristo que deve ser feita e refeita,fortalecida tantas vezes quanto o cotidiano exigir.

“Não pode haver verdadeira evangelização sem o anúncio explicito de Jesus Cristo como Senhor” (EG, 110)

É importante conhecer a realidade e traçar metas para a evangelização à luz da Sagrada Escritura e do magistério. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB no capítulo III nos apresentam a Igreja como casa da iniciação à vida cristã, pois trata da segunda urgência na ação evangelizadora e indicam o caminho a seguir. E o Papa Francisco nos chama a atenção: ” Não pode haver verdadeira evangelização sem o anúncio explicito de Jesus Cristo como Senhor” (EG, 110). Segundo a Exortação Apostólica ” A Alegria do Evangelho” o primeiro anúncio ou querigma deve ocupar o centro da atividade evangelizadora. Na boca do catequista volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: “Jesus Cristo ama-te, deu a vida para te salvar e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer e libertar” (EG, 110).

Com efeito escreve o Papa Francisco: “Nada há de mais sólido, mais profundo, mais seguro, mais consistente e mais sábio que esse anúncio… É o anúncio que dá a resposta ao anseio de infinito que existe em todo coração humano” (EG, 165). Que nossas ações evangelizadoras estejam estabelecidas da dimensão querigmatica.

Pe. Eduardo Calandro Coautor da "Coleção Itinerário Catequético conforme a idade" da Scala Editora
Pe. Eduardo Calandro  Coautor da “Coleção Itinerário Catequético conforme a idade” da Scala Editora

    Dúvidas? Clique aqui. (62) 98592-4164